sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Rio Genética já comercializou mais de cinco mil animais de qualidade


Por Ascom da Secretaria de Agricultura

Evento em Três Rios encerrou calendário de feiras em 2011

A melhoria da qualidade do rebanho leiteiro no estado e o crescimento da produção fluminense mereceram destaque em 2011. Estas conquistas, pelo segundo ano consecutivo, são resultados do programa Rio Genética, da Secretaria estadual de Agricultura. O financiamento com recursos do Tesouro Estadual e a disponibilização de animais de alto padrão genético, através das feiras de animais do programa, realizadas em todo o estado, já foram responsáveis pela comercialização de mais de cinco mil matrizes leiteiras da raça Girolando, além de tourinhos Gir e Guzerá, sêmen, embriões e prenhezes.

Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, que participou da 16ª feira de Animais Rio Genética, no último sábado (3/9), em Três Rios, a fórmula democrática de acesso à qualidade, somada à linha de crédito do programa, com juros de 2% ao ano, um ano de carência e cinco para pagamento, conquistou os produtores.

O evento, realizado em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), encerrou a série de edições este ano.

– Agradeço aos pecuaristas fluminenses que estão buscando o melhoramento de seus rebanhos e participam deste momento especial da pecuária no Rio de Janeiro. Conseguimos envolver as cooperativas neste trabalho intenso de recuperação do segmento e, com certeza, esse esforço vai repercutir em todos os municípios – acrescentou.

Christino Áureo frisou, ainda, que a legislação dos programas Rio Leite e Rio Genética atende ao produtor rural, na medida em que estimula desde o laticínio que processa de mil a 10 mil litros de leite/dia, até a Nestlé, maior empresa mundial do setor. Segundo ele, o modelo de comercialização do programa de genética fluminense já vem sendo copiado em diversas unidades da federação.

– O diferencial é que eles não contam com um financiamento como o do Rio de Janeiro, proveniente da arrecadação de impostos e royalties do petróleo. O governador Sérgio Cabral decidiu investir na pecuária de leite fluminense que estava morrendo e, agora, encontrou um caminho para sua recuperação – complementou.

O Governo do Estado ditou uma nova letra de música para o interior, com investimentos e modernidade. Um exemplo dessa mudança é o trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Agricultura que vem recuperando a agropecuária no estado, destacou o prefeito de Três Rios, Vinícius Farah.

– A transformação no segmento é latente. Temos muitas outras conquistas para o município, como a inauguração da fábrica da Nestlé, dia 21 de outubro. Estamos vendo a ressurreição desta bacia leiteira – completou.

O subsecretário de Agricultura e coordenador programa, Alberto Mofati, ressaltou a importância das feiras, lembrando que na exposição Zebu deste ano, em Uberaba, o Rio Genética foi escolhido o melhor programa do setor no Brasil.

– Encerramos a série de feiras em 2011, com sucesso na qualidade dos animais disponibilizados, evento e negócios. Agradeço a parceria da Acerj, dos fornecedores de genética e técnicos da Emater-Rio e Pesagro-Rio, que têm contribuído para o fortalecimento do evento, trazendo produtores e difundindo o trabalho – afirmou.

Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente e Agricultura de Três Rios, Thiago Vila Verde, agradeceu também a ação das máquinas do programa Estradas da Produção na recuperação de estradas vicinais no distrito de Bem Posta.

Fonte: SECOM/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.