sábado, 1 de outubro de 2011

Filmes de Nova Friburgo estão em cartaz no festival de cinema “Mostra Geração” - Por Matheus Oliveira

Há cinco anos, ex-alunos do Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF) em conjunto com os professores de Literatura Anna Clara, de Filosofia, César Lapa, e de Arte, Rose Borges, começaram a desenvolver trabalhos artísticos com o intuito de promover uma mediação cultural. Assim surgiu o grupo Jovens Vivendo Artes Contemporânea (JVAC), que começou a produzir filmes, chegando a participar do festival de cinema “Mostra Geração”, no Rio de Janeiro.

Em 2007, a participação no festival foi com o filme “Saber Viver”; em 2008 com “Pesadelo Real”; em 2009 com “Volátil”; e em 2010 com o curta “A Verdadeira Identidade”. Neste ano, o filme em exibição é o curta “Dois Lados da Moeda”, que conta parte da tragédia de janeiro na região serrana e aborda as suspeitas de corrupção que vieram à tona em seguida.

Ao mesmo tempo, alunos do quarto ano da Educação de Professores do IENF começaram a usar a criatividade para apresentar seus trabalhos no colégio. Por estarem sempre em contato com histórias infantis, entre elas os textos de Ruth Rocha, produziram o filme “A Menina que não era Maluquinha”, que também vai participar do festival de cinema.

Aluno do IENF e que também faz parte do JVAC, Livian Azevedo, falou sobre a repercussão dos filmes feitos e do trabalho realizado: “Para esta edição do ‘Mostra Geração’, a professora Rose Borges inscreveu dois filmes, ‘Dois lados da Moeda’ e ‘A menina que não era Maluquinha’ e isto foi muito gratificante. Quando montamos os filmes não imaginávamos que eles fariam tanto sucesso e estaria em cartaz no festival”.

Outra aluna que também participou de um dos filmes, Thais Schitini, falou sobre a experiência de trabalho no curta-metragem: “Fazer cinema foi uma grande novidade, pois na escola estamos acostumados a fazer teatros e jograis. Através do filme podemos apresentar de forma diferente um texto que aprendemos em aula”. Também participaram das gravações as alunas Joyce Gil e Franciely Pereira.

Claudia Catrib, diretora do IENF, falou que boa parte do mérito pelo sucesso desses filmes é da professora Rose Borges, que orienta tanto os alunos da escola quanto do grupo JVAC. Ela também ressaltou que o IENF é uma instituição que facilita o processo e que está aberto a todos que queiram realizar um trabalho de arte.

A professora Rose, por sua vez, destacou que os filmes serão apresentados no dia 11 de outubro, onde os dois grupos irão acompanhar esse festival de perto. Além disso, ela disse que o grupo Jovens Vivendo Artes Contemporâneas tem os custos financiados através de doações para manter os trabalhos realizados como cinema e teatro, além da a ida à exposições. A educadora também contou que o grupo deverá expandir suas ações e trabalhar para levar cultura para as comunidades carentes da cidade.

O festival de cinema “Mostra Geração” acontecerá entre os dias 6 e 18 de outubro, tendo como foco produções de filmes comprovadamente realizados pelas equipes formadas, em sua grande maioria, por jovens autores.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.