quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sujeira no Rio Bengalas incomoda população friburguense - Por Karina Monnerat

A paisagem do Bengalas, principal rio que corta Nova Friburgo está marcada pelo acúmulo de lixo, pedras e entulhos. Passando pelo centro da cidade é possível observar que o rio também está assoreado, raso e com pouca quantidade de água. A grande preocupação, além do aspecto estético negativo que traz para a cidade, é que com a chegada das chuvas os alagamentos ocorram com mais facilidade devido a rasura do rio e acúmulo de terra, lixo e entulhos.
O secretário de Serviços Públicos, Vanor Pacheco, informou que a limpeza do rio tem sido feita constantemente com a retirada da sujeira. De acordo com ele esse é um trabalho que não termina, pois constantemente a população descarta móveis, eletrodomésticos e pneus assim como materiais de obra e lixo domiciliar no rio. “As limpezas têm sido feitas constantemente, mas é preciso fazer um trabalho de conscientização junto com os moradores da cidade”, ressaltou o secretário.

Vanor informou ainda que foi feito um acordo com a empresa Águas de Nova Friburgo para realizar a retirada dos troncos de árvores maiores que estão submersos no leito, tendo em vista que a empresa já está com as máquinas dentro do rio devido às obras de tubulação de esgoto.

Em relação ao desassoreamento do Bengalas, Vanor explicou que é competência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que tem feito a retirada de terra dos rios priorizando os locais que foram mais atingidos pela tragédia das chuvas em janeiro.

Coleta de esgoto

Desde junho a Concessionária Águas de Nova Friburgo está fazendo a instalação da tubulação de coleta de esgoto ao longo do Rio de Bengalas. O recolhimento será feito através de interceptores e os efluentes sanitários serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto Centro e depois de tratados serão lançados novamente ao rio. A Estação Centro deverá ser inaugurada este ano e vai atender os bairros Vilage, Vila Nova, Vila Amélia, Tingly, Braunes, Bairro Suíço, Lagoinha, Chácara do Paraíso, Bom Jesus, Duas Pedras, parte do Cordoeira e parte do Centro.

A coleta é um procedimento que tem como objetivo solucionar a questão do lançamento de esgoto não tratado na bacia do rio Bengalas, o que causa grande poluição. A instalação dos interceptores está sendo executada na altura da Rua Sete de Setembro, no Centro, e ainda esta semana será iniciada em Duas Pedras. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.