quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ambiente apresenta Sistema de Alerta de Cheias a cidades serranas e da Baixada

Por Virgínia Cavalcante

Ferramenta informa possibilidade de chuvas intensas e de inundações que possam causar perdas

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, apresentaram, na sexta-feira, 11, a prefeitos e representantes de 19 municípios da Baixada Fluminense e das regiões Serrana e Noroeste do estado como o Sistema de Alerta de Cheias do Inea pode auxiliar nas ações emergenciais para o verão 2011-2012. Solenidade aconteceu no auditório do Inea, no centro do Rio.

O Sistema de Alertas de Cheias tem o objetivo de informar às autoridades e população quanto à possibilidade de chuvas intensas e de inundações que possam causar perdas materiais e humanas. O sistema consiste em estações pluviométricas (que medem o nível das precipitações de água) e fluviométricas (que medem o nível dos rios).

De acordo com Minc, a Secretaria do Ambiente fará um sistema piloto pioneiro de radiocomunicação nas regiões Norte e Noroeste do rstado. O secretário ainda anunciou que a Defesa Civil colocará sirenes móveis e fixas em cima de veículos do Corpo de Bombeiros destas duas regiões. Ambos os aparelhos servirão para avisar à população quando houver algum risco de tempestade.

- Pretendemos lançar este sistema de rádio no princípio do ano que vem. O sistema de som das sirenes móveis e fixas será de boa qualidade. O melhor investimento que podemos fazer é prevenir acidentes – disse o secretário.

A presidente do Inea lembrou que o sistema de alerta começou a funcionar em 2007.

- Fizemos um projeto piloto na Baixada Fluminense e agora estamos expandindo. Esta reunião é importante, pois ajuda a prevenir acidentes e mortes – afirmou Marilene.

Os dados são enviados em 15 minutos para o Centro de Controle Operacional (CCO) do Inea, no Rio. Quando há previsão de chuvas fortes ou possibilidades de transbordamentos dos rios, o sistema envia alertas via mensagem de SMS e emails para a Defesa Civil do município atingido. Há quatro estágios de alerta: vigilância (sem chuvas ou chuvas fracas e espaças/ nível de água normal), atenção (previsão de ocorrências de chuvas moderadas e fortes), alerta (registro de chuvas intensas/ subida do nível do rio acima do normal) e alerta máximo (continuação da chuva/ rio atingindo 80% do nível de transbordamento).

- O que fazemos é integrar as partes. Estamos encontrando os caminhos para transformar tudo isto em ações práticas para promover a proteção das comunidades. Temos duas possibilidades de evitar morte de pessoas e acidentes naturais: controlando os riscos e fazendo um trabalho de mudança de comportamento das pessoas – disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões.

Font: SECOM/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.