quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Governador quer punição severa para policiais envolvidos com tráfico

Por Charline Fonseca

Para o governador, um policial envolvido com o ilícito é duplamente marginal

O governador Sérgio Cabral disse, há alguns dias, que espera uma punição severa caso seja comprovado o envolvimento de policiais civis e militares com os grandes chefes do tráfico no estado do Rio de Janeiro. Preso na madrugada da quinta-feira, 10, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, apontado como o chefe do tráfico da Favela da Rocinha, teria denunciado um esquema de propina a agentes de segurança. O traficante disse que metade de sua arrecadação era destinada ao pagamento do chamado arrego.

– Tudo tem que ser investigado, mas, se a participação for comprovada, os responsáveis têm que ser presos e responder por processo disciplinar e penal. A grande maioria da polícia é composta de gente de bem, dedicada. Um policial envolvido com o ilícito é duplamente marginal. Além de trair a sociedade, cada policial que ajudou na chegada de armas ou drogas a um traficante ou facilitou a fuga de um marginal está matando seus próprios colegas que se dedicam a combater o crime. Esses merecem uma pena dura – disse Cabral.

Reunido com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governador afirmou que o apoio do judiciário é fundamental. Cabral espera conseguir autorização para que o traficante Nem e outros criminosos sejam transferidos para presídios federais.

Em resposta, Cardozo declarou que o governo federal está preparado para receber os marginais e aguarda autorização do Poder Judiciário para efetuar a movimentação.

– Temos quatro presídios federais de segurança máxima que estão abertos para receber pessoas de alta periculosidade. A partir do momento que a vaga é solicitada, existe uma decisão judicial, mas o governo federal está à disposição do Rio de Janeiro e tem condições de administrar a custódia desses traficantes – afirmou o ministro.

O ministro disse ainda que a Polícia Federal tem atuado em conjunto com as polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro na investigação de casos de desvio de conduta e corrupção policial. A parceria se repete no processo de ocupação da Rocinha. Segundo o governador, a instalação das forças de segurança será concluída até este domingo (13/11).

– Há uma integração muito forte e tenho certeza de que os governos estadual e federal, nesse momento, são um só corpo no propósito de consolidar mais uma UPP. Tudo vem sendo feito em conjunto. Essa é a chave da questão, atuar de forma integrada para que o esforço tenha sucesso. No que depender de nós, governo federal, não faltará efetivo – concluiu José Eduardo Cardozo.

Fonte: SECOM/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.