sábado, 19 de novembro de 2011

Campanha promove combate à dengue em apenas 10 minutos - Por Paula Valviesse

Conscientização é a palavra chave da campanha “10 Minutos Contra a Dengue” idealizada pelo Instituto Oswaldo Cruz com parceria da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. Por isso, na quinta-feira, 10, às 10h, a Fundação de Saúde de Nova Friburgo realizou um mutirão nas unidades de saúde do município, inclusive no Hospital Municipal Raul Sertã, Maternidade, UPA e Centro de Assistência Psicossocial (Caps). Em conjunto com a Vigilância de Saúde foi realizada uma vistoria nestes locais, orientando os profissionais e pacientes sobre como verificar e eliminar os criadouros do mosquito.
A vistoria marcou o lançamento da campanha no município que vai até abril, abrangendo o período de maior incidência da doença. Divididos em equipes os agentes de saúde do controle da dengue percorreram as unidades seguindo o passo a passo apresentado no material distribuído sobre a campanha pelo Governo do Estado. Esse combate leva apenas 10 minutos e deve ser realizado uma vez por semana, já que o ciclo de vida do Aedes Aegypti, do ovo até o mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias para o desenvolvimento.

Durante a fiscalização realizada no Hospital Maternidade os agentes Francisca Clara Ribeiro dos Santos e Fernando Cesar Santos Ribeiro também preencheram uma ficha determinando as áreas onde a vistoria já havia sido efetuada para facilitar e garantir que nenhum local fosse esquecido. Os principais itens apresentados para que seja feita a verificação são caixas d’água, calhas, galões, tonéis, poços, tambores, barris, pneus, garrafas vazias, ralos, bandejas de ar condicionado e geladeiras, pratos de vasos de planta, vasos sanitários fora de uso, baldes, lonas, piscinas e fontes.

Para Márcia Andreia de Andrade, enfermeira da Maternidade, esse trabalho de orientação é muito importante e, após a visita dos agentes, a unidade manterá a fiscalização que será realizada toda quinta-feira. Durante a fiscalização, Márcia também distribuiu os panfletos da campanha aos funcionários e pacientes e contribuiu com a orientação de verificar e eliminar os focos do mosquito. “Vamos continuar o trabalho orientando os funcionários, visitantes e pacientes em relação aos cuidados que devem ter em suas casas e locais de trabalho, porque nós estamos muito preocupados com o aumento dos casos de dengue” – destaca Márcia.

O trabalho de combate à dengue é realizado diariamente pelos agentes sanitários, que seguem um itinerário de visitas fazendo a fiscalização de focos do mosquito, com a eliminação mecânica, e aplicando larvicida, mas a participação da população é fundamental para que haja um controle efetivo do mosquito. “Esses dez minutos contra a dengue é uma forma de chamarmos a população a participar conosco, mostrando que sem ela o nosso trabalho é menos eficaz. Por isso cada um tem que tirar esses dez minutos na semana para verificar suas casas. Participando também como agente multiplicador, passando essa informação para amigos, vizinhos e familiares” – ressalta Fernando.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.