quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Palestra sobre o Comperj discute geração de empregos na região dos lagos - Por Mariana Penha

A geração de milhares de empregos em virtude da criação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) será tema de uma palestra com o presidente da Comissão Especial do Comperj na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual Robson Leite. O evento acontece no próximo sábado, dia 19, às 14h, na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia. A entrada será gratuita e aberta ao público.

Considerado um dos principais empreendimentos da história da Petrobras, estima-se que o Comperj entre em operação no ano de 2014, gerando mais de 200 mil empregos diretos, indiretos e por “efeito-renda” durante os cinco anos da obra e após a entrada em operação. As principais questões a serem levantadas dizem respeito às vagas que estarão disponíveis, as formas de contratação e os impactos desses novos postos de trabalho para os municípios vizinhos.

Segundo o deputado Robson Leite, os 200 mil empregos necessitam de políticas eficazes por parte das prefeituras para que os municípios obtenham um desenvolvimento satisfatório. “A saúde, o transporte e a moradia precisam de planejamento! É preciso pensar em soluções e estruturar um Plano Diretor Regional para ações em conjunto das prefeituras, câmaras municipais e sociedade civil organizada”, pondera o deputado, demonstrando uma grande preocupação com um possível crescimento desordenado nas regiões circunvizinhas ao complexo.

- A tragédia social, ambiental e urbana que ocorreu em Macaé com a instalação da Petrobras há 30 anos (causada em parte pela irresponsabilidade dos gestores municipais, que não investiram corretamente os recursos naquela cidade) pode se repetir na região do Comperj. Para evitar isso e construir uma história diferente é fundamental a participação de todos - finaliza o deputado.

A Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia fica na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº179, no centro da cidade

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.