domingo, 27 de novembro de 2011

Prefeitura autuou promotores de evento de Lumiar por não cumprimento das condições impostas

Horário de encerramento dos shows foi o principal motivo da autuação

O distrito de Lumiar teve sua rotina alterada num fim de semana com a realização do evento Serra Sons, constando grandes nomes da música popular brasileira em sua programação. Os shows de sexta-feira, dia 11, e sábado, 12, foram realizados, mas não tiveram continuidade e o evento foi interrompido. A secretaria de Ordem Urbana, por intermédio da subsecretaria de Guarda Municipal e Posturas, já na tarde de domingo, dia 13, havia lavrado autos de infração totalizando mais de duzentos mil reais pelo não cumprimento das condições impostas pelo órgão para a realização do evento, sobretudo no que tange ao horário de encerramento dos shows que aconteceram na sexta-feira e no sábado. A participação da Prefeitura no evento foi única e exclusivamente de fiscalizar a execução fiel das condições impostas além de buscar minimizar o impacto sobre o dia a dia do distrito de Lumiar, sobretudo quanto à segurança e trânsito.

Segundo o subsecretário da pasta, André Luis Santos, a Guarda Municipal e o 11º Batalhão da PM estiveram presentes em Lumiar com um contingente de mais de 50 homens e mulheres durante os dias do evento e não foi registrada nenhuma ocorrência no local. A Guarda atuou também no trânsito, executando um plano alternativo de tráfego que liberou o centro do distrito para livre trânsito dos pedestres. Além disso, solicitou apoio especial do Batalhão de Policia Rodoviária (BPRv) que intensificou o policiamento nas estradas de acesso.

- Todas as providências foram tomadas para que o evento não resultasse em transtornos excessivos para a população de Lumiar e assegurasse a ordem e a segurança para estes e para os turistas que nos visitaram. O apoio do tenente-coronel Freiman, com o 11º BPM, e do BPRv foram fundamentais nesse sentido e digno de registro. Além disso, a Secretaria de Saúde cedeu uma ambulância e as instalações do posto de saúde local para o atendimento de qualquer paciente durante os dias do evento -, afirmou o subsecretário de Guarda Municipal e Posturas, André Luis Santos, que esteve presente no local durante todo o evento.

A não realização dos shows agendados para os três últimos dias do evento surpreendeu, inclusive, o subsecretário, que considera injustificável o prejuízo causado a todas as pessoas que adquiriram ingressos antecipados. André Luis informou que fará um relatório sobre o evento para disponibilizar à Policia Civil e ao Ministério Público para facilitar um eventual inquérito criminal em face dos promotores do evento por crimes contra a economia popular e eventual estelionato. Ele recomenda a todos que se sentiram lesados a registrar ocorrência junto à 151ª Delegacia de Polícia, em Nova Friburgo.

- Nós buscamos nos cercar de todas as garantias para concessão de autorizações para tais eventos, tanto que, o primeiro pedido feito pelos promotores foi negado por nós. Contudo, atendidas as exigências, não havia razões para negar a realização de um evento que seria positivo - como foi - para o turismo e comércio local", salientou o coronel Hudson de Aguiar Miranda, secretário de Ordem Urbana.

Ambos os gestores da secretaria afirmaram que atuarão junto à Procuradoria do município, ao Judiciário e às policias para responsabilizar os promotores pelos danos causados tanto aos empresários locais (que prestaram serviços ou venderam produtos para os promotores, ficando no prejuízo) quanto àqueles causados a todas as pessoas, inclusive turistas, que adquiriram entradas para shows que não se realizaram.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.