sábado, 26 de novembro de 2011

Região Serrana faz simulado com sirenes de alerta contra chuvas

Equipamentos foram acionadas simultaneamente em comunidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo
A Secretaria de Estado de Defesa Civil realizou no domingo, 13, nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana, um simulado para a desocupação de áreas consideradas de risco, utilizando o sistema de alerta por sirenes em casos de chuva forte. A ação, que aconteceu de forma simultânea nas cidades, contou com 60 bombeiros e 20 viaturas, além do acionamento do Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad), que deu suporte às defesas civis municipais. O objetivo do exercício foi esclarecer à população como serão os procedimentos de evacuação em situações de emergência causadas pelas chuvas.

Em Nova Friburgo, a simulação aconteceu nas comunidades de Vilage, Duas Pedras, Lazaretto, Granja Spinelli e Catarcione. Em Petrópolis, na Vila Felipe e D. João Braga. Já em Teresópolis, as sirenes foram disparadas nos bairros Rosário, Perpétuo, Vale da Revolta, Fisher e Caleme.

O acionamento das sirenes foi feito de Nova Friburgo pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiro, coronel BM Sérgio Simões.

- Esse exercício foi extremamente importante para conscientizar os moradores sobre o sistema de prevenção. Nossa avaliação é positiva e queremos realizar, em parceria com as defesas civis municipais, novos simulados – disse.

Orçado em R$ 3,3 milhões, o projeto de implantação dos equipamentos de alerta prevê a preparação de áreas com risco de desabamento para evitar tragédias como a que ocorreu em janeiro deste ano. Ao todo, 72 sirenes já foram instaladas na Região Serrana. A intenção é que todo o Estado receba o sistema nos próximos anos.

Fonte: SECOM/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.