quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Teia vence IX Festival Intercolegial do Rio de Janeiro

A cada competição, o Grupo Teia, do Colégio Nossa Senhora das Dores se afirma entre os melhores com muito talento, criatividade e coesão. Vencedor da maioria dos festivais que tem participado, o Teia acaba de vencer o IX Festival Intercolegial do Rio de Janeiro, realizado no Colégio Notre-Dame, em Ipanema, conquistando o Troféu Zezé Polessa, com a peça “O Diamante de Grão Mongol”, de Maria Clara Machado e com a brilhante adaptação e direção de Gabriela Ribas.


O comovente espetáculo envolve crianças e adultos em uma apresentação de ritmo surpreendente, ainda mais por se tratar de alunos, e não de atores profissionais. Prova disto, é a jovem Elisa Ottoni, que levantou pela quarta vez consecutiva o prêmio de melhor atriz em festivais de Nova Friburgo, Além Paraíba e Rio de Janeiro. O grupo também vem arrebatando troféus com as melhores peças, cenário, figurino, direção, e contabiliza ainda as indicações para melhores coadjuvantes.

O clássico de Maria Clara Machado, “O Diamante do Grão Mongol”, em síntese, gira na obsessão de um vilão, Jacó Montanha, por pedras preciosas gêmeas, denominadas Isa e Bela, pertencentes a um coronel viúvo, cuja filha - seu maior tesouro - recebe o mesmo nome e também é alvo de disputa por seu coração. Os conflitos que se dão são apresentados pela diretora Gabriela Ribas através da arte do Mineiro Pau e do Maracatu, o que dá a violência à roupagem do folclore. A peça é narrada em cordel com uma envolvente sonoplastia enraizada na nossa cultura.

“Diante de tantos problemas que enfrentamos no dia a dia desde a tragédia de 12 de janeiro, surge um grupo de adolescentes cantando bem alto a vida, soprando valores, descortinando horizontes, apontando caminhos, alternativas de conduta, provando enfim que a vida precisa ser vivida com arte, com entrega, com amor. E que a felicidade está mesmo dentro de cada um de nós e na nossa capacidade de entrega, de saber se dar e se dar com imenso prazer” – destaca o secretário da Leitura e escritor, Álvaro Ottoni de Menezes.

O Grupo de Teatro Teia conta com o apoio da educadora Jean Beatriz Ferssura Wermellinger, diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores, e é um incentivo para que jovens tenham um desenvolvimento artístico e emocional dentro das diretrizes do teatro.

Fonte: Nova Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.