terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Motoristas pagarão IPVA com redução média de cinco por cento

Por Marcelle Colbert

Os contribuintes poderão efetuar o pagamento em qualquer agência bancária

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) terá uma redução média este ano. A partir deste mês, os contribuintes também poderão pagar o IPVA em qualquer agência bancária. Os novos valores do imposto foram divulgados na quarta-feira, 21 de dezembro pela Secretaria de Fazenda. A tabela completa foi divulgada no Diário Oficial no dia seguinte.

- A tabela apresenta uma redução por causa das variações de preços de mercado dos veículos automotores usados. Os contribuintes que não trocaram de carro terão esse desconto. Essa redução varia por tipo de veículo, ano de fabricação, modelo, marca e outras características, como tipo de combustível e se é nacional ou importado - afirmou o secretário de Fazenda, Renato Villela.

A variação média de valores venais é composta por mais de 5 mil tipos de veículos. Entre os que apresentaram maiores quedas dois são motocicletas, dois picapes/utilitários e apenas um carro. As maiores altas de valor venal estão concentradas em automóveis, sendo que entre os cinco de maior alta, três são automóveis, uma picape/utilitário e um caminhão.

A arrecadação do IPVA este ano apresentará ainda um crescimento de 13,1% em decorrência do aumento esperado na frota do estado, que hoje é de 4 milhões de veículos. Na proposta orçamentária, o Governo do Estado prevê recursos no valor de R$ 1,769 bilhão. Ano passado, foram arrecadados R$ 1,565 bilhão.

- Junto com ações realizadas pela Operação Lei Seca e o Detran, estamos reduzindo o número de motoristas inadimplentes. Também fiscalizamos os automóveis que circulam no Rio de Janeiro e são emplacados em outros estados. Este ano entram em funcionamento a modernização dos sistemas da Secretaria de Fazenda para controlar ainda mais o crédito tributário - explicou o secretário.

Guias já podem ser impressas

As guias para pagamento do imposto já podem ser impressas através do site da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br), do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br) e do Detran (http://www.detran.rj.gov.br/). Foram instalados ainda totens em agências do Bradesco, unidades do Detran e órgãos estaduais para facilitar o acesso às guias.

Além de poder pagar em qualquer banco o imposto, taxas de vistoria, licenciamento anual e seguro obrigatório, os contribuintes não terão mais de arcar com as tarifas bancárias. Os proprietários de veículos terão desconto de 10%, se efetuarem o pagamento em cota única com vencimento entre os meses de janeiro e março. O IPVA ainda pode ser parcelado em três vezes sem juros, mas sem o benefício do desconto.

Fonte: SECOM/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.