domingo, 8 de janeiro de 2012

Superintendente da Autran afirma que trânsito é responsabilidade de todos

O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), Carlos Alberto Bayer, mais conhecido como Beto, declarou que o trânsito de uma cidade é um conjunto de ações que tem a participação dos motoristas, dos motociclistas e dos pedestres. “O trânsito é responsabilidade de todos”, afirmou Carlos Alberto Bayer.

Carlos Alberto Bayer trabalha na Autarquia desde 1997 iniciando sua carreira como agente de trânsito, passando por supervisor, adjunto operacional, gerente operacional, gerente de apoio e agora ocupa interinamente o cargo de superintendente da autarquia Municipal de Trânsito.

Para Beto é uma grande responsabilidade gerir o trânsito de uma cidade como Nova Friburgo. “Nova Friburgo é uma cidade pólo porque todo o trânsito das regiões do entorno é obrigado a passar pelo centro da nossa cidade. Hoje, a grande solução seria a estrada do contorno para retirar todo o trânsito pesado do centro da cidade. É um projeto antigo que requer uma parceria entre os três poderes municipal, estadual e federal”, afirmou.

O superintendente informou, ainda, que a Autran em conjunto com os sindicatos de transportes e as empresas de grande porte está se fazendo um estudo para equalizar os horários de passagem do tráfego pesado no centro da cidade para facilitar o fluxo do trânsito.

Carlos Alberto Bayer ressaltou que uma das principais dificuldades que a Autran enfrenta hoje é a falta de pessoal. Os agentes de trânsito são poucos em relação a grande quantidade de veículos que a cidade possui. “São 100 mil carros cadastrados em Nova Friburgo , são praticamente dois carros por habitante. O nosso pessoal é empenhado no trabalho que faz mas, o volume de demandas é muito grande”, declarou.

Beto disse também que há um trabalho educativo realizado pela Autran pois, o trânsito não é só punir, há outros aspectos a serem considerados como a educação de trânsito, nas escolas e nas empresas com palestras para os seus funcionários.

Grande número de motocicletas na cidade

O superintendente da Autran informou que o aumento do número de motocicletas em Nova Friburgo fez com que a Autran fizesse um trabalho de educação voltado para esse segmento. “Há os motociclistas que respeitam as normas e as regras do trânsito e há um grupo de motoqueiros que não respeitam as regras, passam pelos corredores de carros, não respeitam os pedestres e já estamos fazendo um trabalho em relação a educação desses motociclistas. Algumas empresas já nos procuraram para participar do programa que se chama Educação No trânsito, um vez que pela mobilidade e pela economia elas estão sendo mais usadas”, declarou.

Beto finalizou dizendo que a Autran está de portas aberta para a população friburguense. “Estamos abertos a qualquer projeto, qualquer solicitação para ajudar o trânsito de Nova Friburgo”.

Fonte: SECOM/NF

NOTA DO EDITOR: Como bem disse o novo superintendente da Autran, o projeto da Estrada de Contorno é "antigo". Do jeito que as coisas andam, quando o projeto for desengavetado ou executado estavemos trafegando em jatinhos modernos sem qualquer contato com o solo. Coisas de ficção. Da mesma forma que a estrada de contorno, até que alguem trace um "contorno" mais sério a estas boas idéias "enterradas na burocracia administrativa e política" também saia do mundo da ficção. Tenham todos um excelente 2012. E até 2022 sem nenhum projeto eficaz neste sentido. Anotem em sua agenda e depois vejam se eu errei. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.