segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Título de Unidade Amiga da Amamentação é dado ao posto de saúde do Suspiro

Um título inédito entre os postos de saúde de Nova Friburgo e região. A Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, situada no Suspiro, dirigida pelo médico Romil Taó, obteve na quinta-feira, dia 8, depois de inspeção da Secretaria de Estado de Saúde, o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação. Trabalho nesse sentido já vem sendo desenvolvido pelo diretor Romil, pela médica pediatra e coordenadora Rosane Siqueira e equipe há um ano. Os médicos Romil e Rosane são os mesmos que conseguiram esse título há 11 anos para o Hospital Maternidade de Nova Friburgo.

O trabalho para obtenção desse título estava sendo iniciado no Sylvio Henrique Braune quando houve a enchente de janeiro deste ano, obrigando uma breve interrupção dos preparativos em função do deslocamento da equipe para vacinação na unidade que funciona no antigo posto de saúde situado na Rua Augusto Cardoso, 62, no Centro. Em uma semana foram vacinadas oito mil pessoas. “Foi uma verdadeira operação de guerra, com todo o serviço transferido para o antigo posto”, declarou Romil.

Receber o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação significou adequar o Sylvio Henrique Braune às normas da Organização Mundial de Saúde. Romil chama carinhosamente a equipe da Policlínica Centro de “meu povo” e incentiva a todos permanentemente para esse trabalho, desenvolvido com mulheres grávidas e tem continuidade principalmente depois do nascimento da criança. Aproveita-se a ida do neném ao posto de saúde para o teste do pezinho para passar todas as orientações às mamães.

Como parte desse trabalho desenvolvido permanentemente no Sylvio Henrique Braune, uma vez por mês mamãe e neném voltam ao posto para consulta de puericultura. Toda quinta-feira também são realizadas as chamadas ‘salas de amamentação’, que consiste na formação de grupos de mulheres, antes e depois do parto, para que recebam todas as orientações e esclarecimentos sobre a amamentação. “O leite materno e uma vacina. Criança amamentada no peito dificilmente será uma criança doente”, frisa Romil.
 
As mulheres podem participar desse trabalho desde o início da gravidez até quando acharem necessário ou pararem de amamentar. E um detalhe importante: é gratuito. Somam-se a Romil e Rosane na sua execução a diretora administrativa do posto, Fátima Pereira, e o secretário de Saúde, Renato Abi-Râmia.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.