domingo, 1 de janeiro de 2012

Palestra aborda a importância do Sistema de Alerta de Cheias


A Defesa Civil do município esteve representada pelo Cel. João Paulo Mori e equipe na 9ª Reunião do Comitê de Gestão Estratégica Integrada - período de chuvas 2011/2012, promovida pelo Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo - Codenf - na Associação Comercial Industrial e Agrícola (Acianf)
no início da noite de segunda-feira, 12.

Representantes da Marinha do Brasil (Sanatório Naval), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros, estiveram presentes para assistir a palestra sobre "Sistema de Alerta de Cheias' com o engenheiro hidrólogo
Luiz Paulo Viana e a meteorologista Priscila Luz Barcellos. Na ocasião foi entregue aos presentes um folder produzido especificamente para Nova Friburgo, desenvolvido pelo Governo do Estado, Secretaria do Ambiente e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Assim como no site da prefeitura (www.novafriburgo.rj.gov.br), no folder distribuído há os Tipos de Alerta: Estágio, Atenção, Alerta e Alerta Máximo. No material há também um mapa com o Sistema de Alerta de Cheias na RH Rio Dois Rios; e a localização das Estações de Monitoramento: Nova Friburgo (rio Bengalas), Olaria (rio Cônego), Ypu (rio Santo Antônio), Venda das Pedras (Córrego D'Antas), Conselheiro Paulino (rio Bengalas), rio Caledônia (pluviométrica), captação das águas de Friburgo (rio Grande) e Ponte Banquete (rio Grande).

Segundo os palestrantes, o Sistema de Alerta de Cheia foi criado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente -Sea -, com o objetivo de informar autoridades e população quanto à possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas materiais e humanas.

Embora a Defesa Civil de Nova Friburgo já venha utilizando o site da Prefeitura e da Rede Social Facebook para se comunicar com a população sobre os Tipos de Alerta, os palestrantes recomendaram o acesso ao site do Inea (http://www.inea.rj.gov.br), observando que no canto superior à direita há o ícone Serviços, sendo que o ícone a ser acessado é o Sistema de Alerta de Cheia; na página é possível acompanhar os últimos dados sobre as condições de chuva nos municípios da região serrana.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.