sábado, 31 de março de 2012

Acesso à tecnologias impulsiona floricultura na Região Serrana


Com apoio do Florescer, produtor familiar investe no aumento da produção e qualidade das flores no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo

O investimento em novas tecnologias de produção e variedades de flores de corte (crisântemo, gérberas, alstroemerias, gyphsofila e boca de leão) estão provocando mudança no cenário do sítio Recanto do Lumiar, no distrito de Vargem Alta, em Nova Friburgo, Região Serrana. Com apoio do Programa Florescer, da secretaria de Agricultura, o produtor familiar Eduardo Lage e o pai, seu Manoel Lage, há mais de 10 anos na atividade, conseguiram realizar o sonho de aliar o aumento da produção à melhoria da qualidade das flores.

Com uma visão de inovação para atender o mercado, buscaram junto ao Florescer financiamentos para implementar novos sistemas de produção. A utilização de fertirrigação permitiu uma adubação homogênea com economia significativa de água e insumos, preservando o meio ambiente. Também adotaram o cultivo protegido para o plantio de rosas e adquiriram novas variedades de flores de corte, com maior durabilidade, cores mais vibrantes, boa textura e hastes atendendo às exigências dos consumidores.

-Estou me programando para solicitar novo financiamento do programa para construirmais seis estufas para ampliação do cultivo de rosas, visando a diversificaçãoda produção. Este sistema proporcionará um produto de melhor qualidade, controle de pragas e doenças mais eficazes e proteção das roseiras com as mudanças climáticas - explicou Eduardo.

De acordo com a gerente do Florescer, Nazaré Dias, este resultado positivo é frutodos investimentos. Das 40 estufas instaladas no local, 16 com cerca de 320 m² cada, foram financiadas pelo programa, bem como a aquisição de 294 mil mudas enraizadas de crisântemos, embalagens e adubos.

- Além disso, a capacitação, através de discussões técnicas realizadas pelo Florescer e seus parceiros ao longo dos anos, o bom gerenciamento da propriedade, a dedicação,expansão da área de produção e boa logística de distribuição têm permitido uma constância na oferta semanal para Cadeg, com produtos de qualidade - acrescentou Nazaré.

A Região Serrana fluminense responde pelo fornecimento anual de cerca de sete milhões de maços/dúzias de flores de corte de clima temperado (rosas,copo-de-leite, boca de leão, crisântemo, tango, alstroemerias, gyphsofilavem,cravos, gérbera, lisianthus, limônium, gladiolos e outras). Nova Friburgo tem participação significativa neste volume de produção, ofertando 50% do total. Atualmente, o município reúne cerca de 220 produtores, com uma área aproximada de 300 hectares plantados de flores.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social / RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.