sábado, 3 de março de 2012

Como desenvolver meu potencial de liderança pode auxiliar na minha carreira?

Marcelle de la Puerta Chitao


Em muitas empresas ainda é difícil ver como características e comportamentos de liderança auxiliam as pessoas a desenvolver melhor seu trabalho e estar mais próximo de uma promoção. Vemos diariamente pessoas sem capacidade de gerir ou liderar assumindo posições de poder dentro das empresas e nos questionamos quais os critérios utilizados para a escolha destas pessoas para cargos que irão influenciar e gerenciar pessoas. Este é um dos grandes fatores de desmotivação e diminuição do comprometimento dos membros das empresas. Mau gerenciamento gera mau gerenciamento e, conseqüentemente, performance pobres dos subordinados.

É difícil seguir desenvolvendo-se pessoalmente em busca de uma melhor performance quando a cultura da empresa não reconhece ou recompensa corretamente as práticas dos seus membros. Porém, o líder que deseja desenvolver-se não desiste nesse momento. O líder de verdade consegue compreender que a falha está no sistema e não no seu modo de liderar. Este líder buscará desenvolver-se em paralelo ao que ocorre na empresa, buscará auxílio nas biografias de grandes líderes, em livros, cursos, treinamentos, coaching e outras ferramentas que o auxiliem a seguir o auto-desenvolvimento apesar do contexto que ele se encontra.

É importante reconhecer que o convívio com um líder de verdade nos motiva a seguir nossas tarefas e rotinas de forma mais completa e satisfatória. Mas o que é um líder de verdade? Uma pessoa que consegue identificar o momento correto de ser autoritário e o momento correto de ser um servidor para o grupo, consegue fazer uso de ferramentas grupais quando observa a necessidade de desenvolver o espírito de equipe, que consegue dar e receber feedback aos demais acreditando que essa informação vai auxiliar no seu desenvolvimento e no dos demais. Um líder com competências interpessoais que estimule o outro a dar o melhor de si é fundamental para a melhoria do ambiente e performance organizacionais.

Buscar ser um líder na sua vida pessoal e profissional tende a trazer-lhe mais ferramentas para lidar com as situações que a vida tende a apresentar. Experimentar-se, aprender, errar e refazer, irão reforçar os comportamentos que são construtivos e eliminar as práticas que não se adaptam à determinado contexto. O líder será um reflexo da cultura da organização em suas práticas e, quando o líder não estiver conseguindo desenvolver seu potencial, talvez seja porque está em uma empresa onde a cultura organizacional impede o desenvolvimento do seu potencial de liderança.

Se você tem interesse em desenvolver mais de suas habilidades e características de liderança, comece buscando as ferramentas para se auto-avaliar e desenvolver como um líder como citado anteriormente. Os passos seguintes te encaminharão para um melhor desempenho da sua função, do seu poder de influência e isso trará resultado no seu dia-a-dia e na sua satisfação. Quando você se encontrar em uma empresa onde o que você acredite é o que a empresa acredita, a promoção virá naturalmente.

Fonte: ECR Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.