sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estudo vai atualizar Plano Aeroviário do Estado do Rio de Janeiro


Secretaria de Transportes assinou termo para melhorar infraestrutura aeroportuária

A Secretaria de Transportes assinou um termo de cooperação com a Agência Americana de Comércio e Desenvolvimento (USTDA) no valor de US$ 485 mil para o financiamento de um estudo que tem como objetivo atualizar o Plano Aeroviário do Estado do Rio de Janeiro e indicar projetos de modernização de aeroportos e heliportos no estado. Com a revisão, será possível desenvolver a rede aeroviária regional, identificando as atuais demandas para serviços regionais e os gargalos enfrentados pelo setor.

O estudo será concluído em 2013. A partir destes resultados, a Secretaria de Transportes poderá entrar com pedido de recursos junto ao Programa Federal de Auxílios a Aeroportos (PROFAA) para realizar as melhorias apontadas pelo estudo. Além disso, a revisão do Plano Aeroviário também indicará locais que precisam de infraestrutura aeroportuária, sugerindo a construção de pelo menos um novo heliporto na cidade.

O secretário de Transportes, Julio Lopes, explicou que essa revisão ajudará o Estado a entender as necessidades mais urgentes no setor aeroviário, tendo em vista o uso cada vez mais intenso dos transportes aéreos para locomoção.

- O projeto de atualização do Plano Aeroviário vem em um momento de grande importância para o Estado. A medida acompanha o franco desenvolvimento do turismo, e a crescente fase de novos negócios na capital e interior do estado. Além da ampliação da rede aeroviária, o estudo também irá propor projetos para melhor atendimento de usuários e segurança nos aeroportos e heliportos do Rio de Janeiro. O estado-sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo precisa de uma rede aeroviária desenvolvida - afirmou o secretário Julio Lopes.

Prefeitura de Itaboraí propõe construção de aeroporto regional na cidade

No mesmo dia em que assinou um acordo de financiamento que tem como principal objetivo viabilizar a revisão do Plano Aeroviário do Rio de Janeiro, vigente desde 2002, Julio Lopes, recebeu o chefe de gabinete da prefeitura de Itaboraí, José Roberto Fernandes Salles, que solicitou apoio para construção de um aeroporto regional e de cargas na cidade, agregando potencial escoamento da produção do Comperj.

A prefeitura propôs que o aeroporto seja construído na região de Itambi, ponto estratégico para a ligação da cidade com outros municípios. A intenção é que o terminal seja interligado a outras importantes vias de transporte da região como a futura Linha 3 do metrô, que ligará Niterói a São Gonçalo, o Arco Metropolitano, rodovia de integração que será uma solução para os gargalos rodoviários; e a ferrovia EF-354.

A necessidade de se construir um aeroporto no local já foi apontada no atual plano para o setor, que prevê a construção de um aeroporto na Baixada Norte Fluminense para atender a região Centro Oeste. A Prefeitura de Itaboraí pleiteia, no entanto, uma ampliação no objetivo final do terminal. Ao invés da proposta inicial de atender apenas a aeronaves de pequeno porte, o aeroporto deverá ser dotado de capacidade para aeronaves de grande porte e de carga, o que, de acordo com prefeitura, seria fundamental para atender a nova realidade urbana e econômica da região.

Fonte: Secretaria de Transportes / RJ

=================================

Apoio institucional: Verdini Meireles Representações Ltda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.