segunda-feira, 21 de maio de 2012

Detran: um milhão de agendamentos de serviços em cinco meses

Marcelle Colbert

Recorde é resultado de investimentos em ampliação e inauguração de postos

O Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Rio) atingirá a marca de um milhão deagendamentos de serviços nos primeiros cinco meses deste ano, 16% a mais do que o mesmo período de 2011. Até o início de maio, mais de 980 mil pessoas agendaram serviços como vistoria anual, transferência de propriedade e emplacamento. O recorde é resultado dos investimentos no atendimento ao público, como a ampliação e a inauguração de postos de vistoria.

O aumento do horário de funcionamento das unidades - disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 7h às 19h - e das linhas de vistoria, de 247 para 260, também estão entre as ações que ajudaram a aumentar a capacidade de atendimento do Detran. A previsão é de os motoristas contem com 283 linhas até o fim deste semestre.

- O Departamento irá inaugurar ainda as 32 linhas que a Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado) licitou para a Unidade de Referência da Ilha do Governador. O Detran também está procurando um terreno em Niterói, que comporte de 3 a 5 linhas, para atender melhor aos moradores da região - afirmou o presidente do Detran, Fernando Avelino.

Mais unidades de vistoria e comodidade para os motoristas

O Detran conta hoje com a infraestrutura necessária para oferecer em seus postos de vistoria um serviço completo, em ambientes confortáveis e com sala de espera refrigerada. Para desafogar as unidades da Região Metropolitana do Rio, o departamento já entregou postos em diversos municípios. Até junho, serão inaugurados as unidades de Mesquita e Miguel Pereira.

- A ideia é crescer de acordo com o aumento da frota de veículos. Por semana, o Detran já disponibiliza de 10 a 15 mil vagas para vistoria, emplacamento e outros serviços. Com a inauguração de novos postos, esse número será ampliado consideravelmente - disse Fernando Avelino.

Usuários aprovam atendimento

Acostumado a fazer a vistoria de seus veículos anualmente, o consultor de empresas Camilo Cardoso notou a diferença na agilidade dos postos de atendimento do Detran nos últimos quatro anos.

- Acho o atendimento dos vistoriadores rápido. Tenho notado uma melhora no serviço, o que é muito importante, já que a vistoria acaba melhorando o trânsito da cidade, tirando de circulação veículos irregulares - afirmou.

Para o comerciante Júlio Ernesto Romiti, a rapidez para agendar serviços como emplacamento e transferência de veículos demonstra o comprometimento do órgão com o cliente.

- Consegui fazer a vistoria anual da moto do meu filho dois dias depois que realizei o agendamento. Foi bem rápido, uma vistoria bem tranquila - contou.

Fonte: Secom Governo do Rio

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