terça-feira, 8 de maio de 2012

PRIMEIRA MÃO: Seminário de Economia Criativa reunirá empreendedores da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro

Palestrantes de renome internacional apresentarão casos de sucesso, que poderão servir de inspiração para estratégias de crescimento econômico

Nova Friburgo sedia nos dias 10 e 11 de maio, o Seminário Serrano de Economia Criativa. O evento, que será realizado no Teatro Municipal (Praça do Suspiro), é voltado para empreendedores da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro que já atuam, ou pretendem transformar suas ideias em negócios, nos segmentos de Moda, Audiovisual, Música, Turismo, Gastronomia, Eventos, Publicidade, e Entretenimento.

Palestrantes de renome internacional apresentarão casos de sucesso da indústria criativa, demonstrando que esta nova tendência mundial é uma estratégia de desenvolvimento, e que a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, que inclusive possui exemplos de sucesso, pode se tornar um verdadeiro Distrito Criativo. Deverão participar empreendedores das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Bom Jardim, Sumidouro, Carmo, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Areal e São José do Vale do Rio Preto, além de Nova Friburgo.

Já confirmaram presença para a abertura do Seminário, até o momento: Cláudia Leitão, da Secretaria de Economia Criativa do MINISTÉRIO DA CULTURA; Marcello Veloso, Chefe da Representação Regional do MINISTÉRIO DA CULTURA/Rio de Janeiro e Espírito Santo; Júlio Reche, representando o diretor do SEBRAE/RJ, Evandro Peçanha; e Marcos André Carvalho, Superintendente de Cultura e Sociedade da SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO.

O Seminário Serrano de Economia Criativa é uma realização do Instituto Serrano de Economia Criativa (ISEC) e Lausanne, e tem como patrocinadores a APEXBRASIL, SEBRAE-RJ e Concessionária Energisa, apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Acianf, Aciat, Aciacor, Aciacan, Firjan, Codenf e Universidade Estácio de Sá.

Programação

Dia 10 de Maio

7h30/8h30

Credenciamento

8h30/9h30

Apresentação de Abertura do Seminário (Representante APEXBRASIL, SEBRAE, MINISTÉRIO DA CULTURA E SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO)

9h30/10h15

O tema Economia Criativa, Inovação e Negócios e Cidades Criativas será apresentado por Ana Carla Fonseca Reis, assessora em Economia Criativa para a ONU, consultora e conferencista internacional, tendo palestrado em todos os estados brasileiros e em 22 países.

10h15/10h30

Coffe Break

10h30/11h15

A palestrante do seminário que abordará o tema Mega Trends Primavera Verão 2013 será Camila Toledo, diretora de tendências do Stylesight no Brasil, e especialista em pesquisas sobre comportamento e estilo. Camila é o que se chama de uma “cool hunter”, ou seja, uma “caçadora” de novidades que pode dizer o que está em alta agora, e o que fará a diferença nos próximos anos. Sua experiência vem das muitas viagens ao redor do mundo, pesquisando o que está acontecendo em cada país em Moda, Arquitetura, Arte e Design.

11h15/12h

O tema Culinária regional e sua força globalizante, da área de Gastronomia, ficará a cargo de Roberta Sudbrack, que é reconhecidamente uma das melhores chefs de cozinha do Brasil.   Vencedora de inúmeros prêmios e gastronomia, seu restaurante foi escolhido como um dos melhores do mundo pela crítica especializada.

12h/13h15

Almoço

13h15/14h

O especialista em negócios criativos e digitais, David Parrish, abordará o tema Negócios Criativos: desenhos e estratégias criativas. David falará sobre a área de gerenciamento em indústrias criativas, com o objetivo de ajudar empreendedores a tornar negócios e organizações ainda mais bem sucedidos.

14h/14h45

O palestrante será o secretário de Cultura de Paraty, Amaury Barbosa, com a palestra O quê que Paraty têm? Turismo Cultural e Calendário de Eventos. Amaury é criador do calendário de eventos da cidade, que é reconhecidamente o maior caso de sucesso em Turismo Cultural do Estado do Rio de Janeiro.

14h45/15h30

Guime Davidson, vice-presidente da agência WMccann e diretor criativo da equipe de Washington Olivetto desde os tempos da WBrasil abordará o tema Desenvolvimento e suas Marcas.

15h30/15h45

Coffe Break

15h45/16h30

O convidado para falar sobre o segmento audiovisual, com a palestra Mercado Audiovisual e potencial de negócios para Tvs e Produtoras é Steve Solot, fundador e presidente do Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual (LATC), presidente da Rio Film Commission, e atuou como executivo da Motion Pictures Associations para América Latina durante 25 anos.

16h30/17h15

Com o tema Novos modelos de produção e distribuição musical e do entretenimento, Heliana Marinho finalizará o primeiro dia do seminário. A palestrante é gerente de Economia Criativa do SEBRAE-RJ, participa de conferências, seminários e conselhos no Brasil e no Mundo, com experiência de ações para o artesanato, para música, eventos e muitas outras ações de economia criativa.

Dia 11 de Maio

8h/18h

WORKSHOP – Designing your creative business: apresentação dos conceitos, estratégias e valores pertinentes ao design de negócios criativos de sucesso, através de sua experiência internacional de consultoria de negócios - David Parrish.

Obs.: Esta atividade terá número limitado de 20 (vinte) pessoas e investimento cobrado separadamente. Informações (22) 2533-1228 – serracriativa@gmail.com.

OFICINA 2 – Software, novas mídias e o futuro da Cultura Digital: Qualificação de público participante do universo das novas mídias e das diversas redes virtuais, com vistas à divulgação, inserção e distribuição de seus produtos culturais- Ricardo Graça.

OFICINA 3 - Redes produtivas e criação de um Distrito Criativo: Identificando a Economia Criativa da região serrana e buscando compromisso com as formas produtivas e de governança que possam fazer dos 16 municípios um Distrito Criativo - Cristina Saccheto.

Inscrições


Os interessados podem se inscrever para o Seminário de Cultura Criativa nos seguintes locais:
Nova Friburgo: ACIANF (22) 2522-1145; e SEBRAE (22) 2523-6908;
Cordeiro - ACIACOR (22) 2551-1220
Petrópolis: SEBRAE (24) 2237-0062;
Teresópolis: ACIAT (21) 2643-2770.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2533-1228 (Nova Friburgo) ou pelo site: http://www.serracriativa.com.br/.

Fonte: Burburinho Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.