sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Feira Literária de Madalena homenageia Clarice Lispector


Em evento apoiado pelo Rio Rural, extensionistas participaram de oficina de contação de histórias

Santa Maria Madalena, na Região Serrana, teve um final de semana dedicado às manifestações artístico-culturais. Durante três dias consecutivos, o município sediou a 3ª edição da Festa Literária (Flim), desta vez com uma homenagem especial à escritora Clarice Lispector (1920-1977). Foram mais de 60 atrações gratuitas para crianças, jovens e adultos, realizadas em diferentes pontos do município como escolas, bares, restaurantes, espaços culturais, repartições públicas, além de ruas e praças.

A abertura foi na noite de sexta-feira (24/08), na Casa de Cultura Francisco Portugal Neves, onde houve apresentação do Coral Madalenense e um recital com textos da escritora homenageada, feito pelos estudantes do Ciep 273 Professor Graciano Carrielo Filho. Na Flim, turistas e moradores puderam participar de oficinas, espetáculos teatrais, shows musicais, palestras, contação de histórias, lançamento de livros, exposições, saraus, exibição de filmes e outras atrações.

O evento foi uma iniciativa conjunta da comunidade local, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciam) e Prefeitura, com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Livraria Largo das Letras e do programa Rio Rural, da secretatria estadual de Agricultura e Pecuária.

Os servidores do escritório regional da Emater-Rio em Nova Friburgo, Rita Nicolau e Gerson Yunes, promoveram oficina de contação de histórias e de produção de desenhos com temática socioambiental. Uma das atividades foi a historinha do macaco que comia alimentos saudáveis para ter muita saúde. “O objetivo da oficina foi tratar, de forma lúdica, de assuntos importantes do nosso cotidiano como, por exemplo, o desenvolvimento sustentável”, explicou Gerson, que também é assessor técnico do programa Rio Rural.

Outra atração que despertou interesse do público foi a palestra da escritora Teresa Montero, que publicou uma biografia de Clarice Lispector em 1999. Na ocasião, a biógrafa falou sobre os diversos momentos da vida de Clarice no Brasil e também no exterior, além de detalhes das obras mais importantes. “Realizar um evento desse porte na terra de uma das mais importantes artistas populares brasileiras (Dercy Gonçalves), só reforça a importância dessa feira para formação educacional e cultural dos jovens”, defendeu Teresa, que já confirmou presença nas próximas edições da Flim.

Segundo a jornalista Terezinha Costa, da comissão organizadora da Flim, todos os leitos de hotéis e pousadas do município ficaram ocupados. Já nos restaurantes e no comércio, o movimento quadruplicou. “Em relação a festa do ano passado, tivemos um aumento de 50% nas atrações. A feira de 2013 está confirmada e, por isso, temos o compromisso de consolidar esse evento no calendário turístico da Região Serrana, com cada vez mais qualidade”, afirmou.

Fonte: Paulo Filgueiras
Assessor de Comunicação Programa Rio Rural - Região Serrana
Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.