sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Friburgo tem dia de campo sobre adubação verde e bokashi

Atividade reuniu agricultores, pesquisadores, extensionistas rurais e professores

Técnicas sustentáveis de adubação podem melhorar bastante os resultados nas plantações. Interessados em produzir melhor com equilíbrio ambiental, agricultores da localidade Serra Velha, na microbacia Barracão dos Mendes, em Nova Friburgo, participaram, em 21 de agosto, do dia de campo sobre adubação verde e produção de bokashi, um insumo orgânico de origem japonesa. O evento foi uma realização conjunta da Embrapa Agrobiologia, Prefeitura e secretaria estadual de Agricultura e Pecuária (através da Emater-Rio, Pesagro-Rio e do Programa Rio Rural).

A engenheira agrônoma e consultora do programa Rio Rural, Ana Paula Pegorer, que trabalha com bokashi há quase 20 anos, explica que o composto é mais barato e eficiente. “É um adubo feito a partir de resíduos obtido por fermentação, é fonte de nutrientes para as plantas e estimula o aumento e a diversidade de organismos que vivem na terra”, resumiu a instrutora. A consultora também explicou algumas regras básicas para o manejo do solo, onde destacou a técnica do plantio direto (cultivo mínimo) e a diversificação de culturas.

Já o pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Ednaldo Silva, falou sobre adubação verde, técnica amplamente incentivada pelo Rio Rural, que consiste no plantio de leguminosas e sua incorporação ao solo, ajudando a fixar nutrientes. Ednaldo explicou a técnica, seus efeitos positivos na terra, manejo e as principais espécies utilizadas, com base na experiência bem sucedida da fazendinha agroecológica de Seropédica, na Região Metropolitana, mantida pela Embrapa, Pesagro-Rio e pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). “A vantagem dessa técnica é o aumento do teor de matéria orgânica, nitrogênio e carbono para a nutrição do solo”, disse.

O produtor de hortaliças Josias de Souza Rapozo, que vive há 40 anos na localidade com a família, já pratica adubação verde há quase 10 anos. Segundo ele, o dia de campo foi importante para atualizar as informações sobre a técnica e conhecer um pouco mais sobre o bokashi. “Vou testar esse insumo que, acredito, será muito útil para a minha propriedade”, afirmou o agricultor, que participa do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal) e pretende aderir ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em 2013.

Para a pesquisadora do Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura da Pesagro-Rio, Maria Fernanda Fonseca, estimular as práticas agroecológicas junto aos agricultores e técnicos é mais uma iniciativa para a disseminação da cultura orgânica na região. “Todas essas práticas serão testadas na fazendinha agroecológica da Serra, que será implantada futuramente em Nova Friburgo”, adiantou.

A atividade reuniu ainda professores e produtores agrícolas de diferentes áreas rurais de Nova Friburgo, Duas Barras e Bom Jardim.

Receita do Bokashi

Ingredientes:

- 4 sacos de farelo de trigo de 30 Kg;

- 2 sacos de farelo de mamona de 50 Kg;

- 50 a 60 litros de água;

- 500 ml de fermento (EM – Microorganismos Eficazes, Kefir ou Embiotic);

- 500 g de melaço de cana, açúcar mascavo ou cristal.

Como fazer:

Misturar os elementos abaixo nas seguintes proporções:

- Farelos (cereais) – na proporção de 50% a 60%;

- Tortas (oleaginosas – mamona) – de 40% a 50%;

- Outros materiais (cascas e palhas, resíduos de agroindústrias, farinha de carne e osso, farinha de peixe) – de 1% a 3%;

- Minerais (fosfato natural, calcário, pó de pedra, alfertil) – de 1% a 2%;

Para ativar o Embiotic misture 200 g ou 1 copo de açúcar mascavo mais 200 ml de EM em um recipiente e, em seguida, complete com água até a marca de 2 litros.

Fonte: Paulo Filgueiras
Assessor de Comunicação Programa Rio Rural - Região Serrana
Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.