sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Governo de Nova Friburgo acelera o passo rumo à criação do Distrito Industrial

Reunião no CODIN é um desdobramento do encontro realizado pelo prefeito Sérgio Xavier com o vice-governador Pezão, e com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno

Representantes do Governo Municipal estiveram reunidos nesta terça-feira, 28 de agosto, com executivos da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN). Em pauta, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke, apresentou os detalhes da proposta para a criação do Distrito Industrial de Nova Friburgo, que será localizado em Conquista, no Terceiro Distrito de Nova Friburgo. A reunião é um desdobramento do encontro realizado no mês de junho, pelo prefeito Sérgio Xavier, com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno.

A proposta de criação do Distrito Industrial de Nova Friburgo, da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, prevê a reunião de empresários do setor da indústria em um só local, de forma planejada e organizada. Segundo o projeto, o local vai oferecer toda a logística, infraestrutura e organização para o funcionamento eficaz, confortável e de qualidade das indústrias de Nova Friburgo, e de demais empresas, de outras cidades, que desejarem se instalar no Distrito Industrial. Assim, o objetivo não é apenas realocar as indústrias de Nova Friburgo, mas também atrair novas empresas dispostas a investir no município. Lembrando que Nova Friburgo fica próxima ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o COMPERJ. O Complexo tem previsão para entrar em operação em 2014, e tem por objetivo promover a transformação completa do petróleo, produzindo produtos de grande utilidade, como plásticos e outros petroquímicos. Além disso, o empreendimento prevê a geração de mais de 200 mil empregos diretos e indiretos, isso nos cinco anos da obra e após a entrada em operação.

Segundo o secretário Carlos Boueke, um estudo realizado pela FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – constatou que aproximadamente 25 empresas do município de Nova Friburgo teriam interesse na mudança para o Distrito Industrial, pois estão situadas em áreas de risco. A Secretaria do Meio Ambiente já fez o levantamento da área para a construção.

O subsecretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, da Secretaria de Meio Ambiente, Heleno da Costa Miranda, destacou durante a reunião que a proposta do Distrito Industrial de Nova Friburgo é na verdade um reordenamento da indústria, com foco na organização e na sustentabilidade. “Isso tudo é feito com os devidos estudos sobre os impactos. Lembrando que, se cada indústria for isoladamente buscar seu caminho, vai acabar se deparando com áreas complicadas, com logística ineficiente, com diversas interferências no meio ambiente e urbano. Atualmente, é preciso adensar onde há uma infraestrutura completa, no caso do Distrito Industrial, isso que terá condições de expansão, de criação de logística, de transporte e saúde, por exemplo”, citou Heleno Miranda.

Também fez parte da reunião o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (CODENF), Antônio Carlos Celles Cordeiro. Segundo ele, o encontro foi mais um passo à frente, desbravando no caminho a ser desenhado para a criação do Distrito Industrial de Nova Friburgo. “A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico nos possibilita termos um novo canal de interlocução com o Governo do Estado, este que não havia anteriormente. A criação do Distrito Industrial vai fazer com que Nova Friburgo passe a fazer parte do grupo dos tomadores de decisão, no que diz respeito à formulação de estratégias de desenvolvimento industrial no Estado”, destacou Antônio Celles.

O diretor de Desenvolvimento Industrial do CODIN, Pedro Paulo Novellino do Rosário, explicou que para a criação do Distrito Industrial é necessário ser feito um Projeto Executivo, que vai tramitar por outras esferas, até o mesmo ser oficializado por meio de um Decreto Estadual, a ser assinado pelo governador do Estado. “Vamos construir esse projeto junto com a Prefeitura de Nova Friburgo, a quatro mãos. Vamos fazer um bom projeto técnico, que justifique a criação desse distrito industrial e empresarial, em que vai haver a descrição do que vai ser feito, do que se espera, dos tipos de empresas que vão fazer parte. Vamos mostrar ainda todo o potencial de crescimento, de geração de renda, e a logística do local.”, explicou Pedro Paulo.

O diretor de Desenvolvimento Industrial do CODIN disse ainda que após esse projeto, e a reunião de toda a documentação necessária, ainda será feita uma avaliação para saber quanto custará a aquisição de área para a construção do distrito. Segundo o plano, o Governo do Estado faria a desapropriação do terreno, e após isso os terrenos seriam financiados aos empresários com condições facilitadas. “A previsão é de que em dois anos estará tudo pronto”, destacou Pedro Paulo. Também participaram do encontro Renato de Aquino Gomes, superintendente de Projetos, e Cristiano Rufino Sandes, assessor técnico, ambos do CODIN.

Entre as cidades que já possuem um Distrito Industrial está Queimados, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Depois de se emancipar de Nova Iguaçu, a criação do Distrito Industrial de Queimados conseguiu, nos últimos cinco anos, levar mais de 30 novas empresas para o local, que apesar de ter cerca de dois milhões de metros quadrados, tem seu terreno quase todo ocupado por diversas empresas”, explicou ainda o diretor de Desenvolvimento Industrial do CODIN.

A Assessora de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo, Janayna Saade, destacou durante o encontro que o Distrito Industrial de Nova Friburgo será mais um atrativo que a cidade oferece, além do Turismo, da Moda Íntima, da Hotelaria, Gastronomia e vários outros. “Isso vai reforçar mais ainda o setor industrial da cidade, que tem como um dos principais segmentos o metal-mecânico, têxtil e laticínios. Agora é o momento de se discutir os fatores que atrapalham e os que são os facilitadores da ação. Assim, ações como essas demonstram o momento de retomada em que vive Nova Friburgo. Acredito que seja o momento de acabarmos com as ações isoladas, é o momento de todos nos unirmos em prol de Nova Friburgo”, destacou Janayna Saade.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke, a Prefeitura está capitaneando o projeto do Distrito Industrial, isso com o apoio de instituições como a FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o CODENF, e agora com o Governo do Estado, por meio do CODIN. E no futuro também buscará o apoio do Governo Federal.

Sobre a reunião, o secretário destacou que a Prefeitura já está mostrando que por meio da integração é possível chegar aos objetivos traçados de forma mais fácil e rápida: “Hoje nós estamos aqui, com a representação dessas três secretarias (Comunicação, Meio Ambiente e Planejamento e Desenvolvimento Econômico), mostrando como as pastas do Governo Municipal estão interagindo constantemente, em busca de um só objetivo, que é o desenvolvimento econômico, social e cultural de Nova Friburgo”, destacou o secretário.

Dessa forma, os primeiros passos para a construção do Distrito Industrial já foram dados. A próxima etapa será a criação do Projeto Executivo do distrito, e mais para frente será a fase em que serão buscadas parcerias financeiras, estas para serem ofertadas linhas interessantes de fomento à indústria, aos empresários de Nova Friburgo e da região.

Assim, caso alguma empresa demonstre interesse em se realocar ou integrar o Distrito Industrial, pode entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico pelo telefone: (22) 2523 – 9206, ou com a repartição regional centro-fluminense da FIRJAN, pelo telefone: (22) 2523 – 6350.

Nova Friburgo já faz parte do Conleste

Em 16 de março desse ano, a cidade de Nova Friburgo, por meio do prefeito Sérgio Xavier, formalizou a adesão do município ao Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense, o CONLESTE, que visa fomentar o desenvolvimento regional da área de impacto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.

A instituição CONLESTE representa um avanço no propósito de gestão integrada e, ao mesmo tempo, é um desafio adicional para o compartilhamento das negociações e decisões sobre as ações a serem implementadas no âmbito do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Além disso, o CONLESTE tem como um dos principais objetivos administrar as futuras verbas destinadas ao Complexo Petroquímico, lembrando que Nova Friburgo está a apenas 80 quilômetros de Itaboraí, sede do COMPERJ.

Além da formação de mão de obra local, também estão previstas a construção de escolas, universidades, pontos comerciais, pólos gastronômicos, metal-mecânico, confecções, turismo de negócios e de aventura, assim como serviços de um modo geral.

Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.