segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Estado entrega vans a entidades filantrópicas

Julia de Brito

Parceria entre a Loterj e o RIOSOLIDÁRIO garantiu a doação de 20 veículos a instituições que atendem portadores de necessidades especiais

A Loterj (Loteria do Estado do Rio) em parceria com o RIOSOLIDÁRIO – Obra Social do Rio de Janeiro entregou, nesta terça-feira (11/9), 20 vans a instituições beneficentes através do programa Mobilidade com Qualidade. Os meios de transporte foram doados a Apaes e Pestalozzis de todo o estado do Rio. A Jornada da Juventude Católica, organizada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, também foi contemplada com uma van que será entregue a uma entidade filantrópica logo após a realização do evento. Foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões nas vans que buscam facilitar o transporte dos portadores de necessidades especiais. Segundo a assessoria de imprensa da Loterj, em quatro anos do programa Mobilidade com Qualidade foram repassados R$14 milhões em veículos (143 já foram doados incluindo os 20 entregues nesta terça-feira) a entidades de trabalho social. A APADA de Niterói (Associação de Pais e Amigos dos deficientes de Audição) recebeu um equipamento para a realização de testes de audição.

- Nós estamos realizando a possibilidade de ajudar o próximo, as instituições que precisam do apoio do governo. O governo não é capaz sozinho de atender a todas as necessidades e demandas da sociedade, portanto, é sempre importante ter o braço não-governamental. Acho que cabe a nós estendermos cada vez mais os braços do Estado para entidades e instituições que estão cada uma atendendo a 60 beneficiados, 80, 100, 150 seja na Pestalozzi, seja na Apae dando mobilidade com qualidade e ao mesmo tempo permitindo que estas instituições funcionem melhor – destacou o governador Sérgio Cabral.

De acordo com o presidente da Loterj, Sérgio Ricardo Martins, mais 20 vans serão entregues até o final do ano.

- Com estas 20 vans totalizamos 143 veículos entregues a Apaes e Pestalozzis, além de um veículo para a Jornada Mundial da Juventude. Estas vans vão ajudar, por exemplo, que crianças e jovens saiam de suas casas até as entidades com mais conforto e menos dificuldades. Este programa nos dá muito orgulho, é um programa de governo, uma política pública, estamos muito felizes com a doação.

A Obra Social RIOSOLIDÁRIO é a responsável por selecionar as entidades contempladas no programa realizado em parceria com a Loterj.

- O programa viabiliza o deslocamento de pessoas do interior para as entidades com dignidade, respeito e conforto. As instituições precisam estar com toda a documentação em dia e desenvolvendo um trabalho sério, respeitado e reconhecido no local onde funcionam. É emocionante ver a reação das pessoas, são vans muito caras que muitas entidades jamais poderiam adquirir – disse a diretora-presidente da Obra Social, Daniela Pedras.

Transporte facilitado e dignidade

Mãe da portadora de deficiência, Diana da Silva Ventura, 21 anos, Maria José Bezerra da Silva, se emocionou ao saber que a Apae de Queimados, entidade que atende sua filha, vai receber uma das 20 vans.

- Levo muito tempo até a Apae, pego dois ônibus com a minha filha e nem sempre os coletivos têm aquele elevador adaptado. Estou muito feliz, tanto eu, como as outras mães. Acredito que vai facilitar, vai nos ajudar no nosso sacrifício, no dia a dia. Este é um presente muito importante para nós.

Para-Atleta que competiu em Londres compareceu ao evento

O evento de entrega das vans contou com a presença do para-atleta Vanderson Silva, 29 anos. Ele chegou de Londres nesta terça-feira e mesmo cansado compareceu ao evento da Loterj em parceria com o RIOSOLIDÁRIO. O atleta treina na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá.

- Este evento atende a portadores de necessidades especiais e isso é muito bom. Por isso não medi esforços, mesmo cansado vim para cá. Faço parte da Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos). Não trouxe medalha, competi na modalidade Atletismo (Arremesso de peso e lançamento de disco), mas estou confiante e quero representar o Brasil nas Paralimpíadas de 2016. Será muito emocionante, não tem dinheiro que pague participar de um evento grandioso como foi o de Londres 2012 e como será o de 2016, no Brasil, na cidade do Rio.

Entidades beneficiadas: Jornada Mundial da Juventude, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Areal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Magé, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Queimados, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Quatis, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Varre Sai, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cabo Frio, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Rios, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Gonçalo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Laje do Muriaé, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinheiral, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Arraial do Cabo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Macaé, Lar Menino Feliz de Engenheiro Paulo de Frontin, Asilo dos Velhos de Valença, Centro Social Imaculado Coração- Bom Jesus, Associação Pestalozzi do Município de Angra dos Reis, Associação Pestalozzi do Município de Macuco.

Fonte: Secom Governo Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.