segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Parceria do bem em Friburgo

Por Natasha Mazzacaro (natasha.mazzacaro@oglobo.com.br)

As chuvas que provocaram a maior tragédia já registrada na Região Serrana deixaram centenas de mortos e de casas destruídas. Graças à organização comunitária e à vontade de mudar esse cenário triste, a tragédia de janeiro de 2011 mostrou que a solidariedade foi a única herança positiva. Fundada em abril do ano passado, a Cruz Vermelha de Nova Friburgo conseguiu, em um curto período de tempo, treinar mais de 750 moradores de áreas de alto risco, como Conselheiro Paulino e Conquista, para agir em situações extremas. As próximas regiões que receberão o curso de suporte básico de vida serão Campo do Coelho, Catarcione, Amparo e Alto da Floresta.

Para casos onde a necessidade de um auxílio mais específico se faz presente, a Cruz Vermelha de Nova Friburgo também possui 55 voluntários com treinamento mais aprofundado e capazes de realizar procedimentos como massagem cardíaca e proteção de membros em fraturas expostas.

- Nós ficamos preocupados, porque o tempo está passando muito rápido. Temos que capacitar as comunidades antes do começo das chuvas. A Defesa Civil de Friburgo tem apenas dez funcionários - diz a o coordenador da Cruz Vermelha local, Luiz Cláudio Rosa - Também precisamos do apoio da comunidade e de doação de lanternas, pranchas para resgate, colares cervicais e uniformes para os voluntários.

A estudante Geysiane da Rosa, uma das voluntárias do grupo, conhece bem a importância de ser ágil após uma tragédia. No dia 11 de janeiro, ela permaneceu soterrada durante cerca de quatro horas até que seus vizinhos, um deles um bombeiro, a retirassem dos escombros de sua casa.

- Depois disso, decidi estudar enfermagem. Estou apaixonada pela área de resgate. Sei como é importante esse trabalho - diz ela, que estreou há um mês, ao prestar os primeiros socorros a vítimas de um acidente de moto.

Fonte: Yahoo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.