segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Agroindústria: um salto para o futuro na Região Serrana

Governo municipal entende que a agroindústria beneficiará agricultores da Região Serrana

A Agroindústria vem trazendo segurança à produção e ao processamento de alimentos e, através dela, a relação comercial e industrial dessa cadeia produtiva torna o setor agrícola um dos mais importantes da economia nacional, representando 1/3 do PIB brasileiro.

Para o prefeito Sérgio Xavier, a agroindústria só vem acrescentar à evolução do meio rural e dos produtores, que poderão escoar seus produtos para os mercados com mais agilidade e rentabilidade, além de trazer novos elementos como o uso de tecnologias e insumos, que fazem o agricultor dar um salto para o futuro, conclui.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, José Carlos Siqueira, na região serrana a introdução da agroindústria ainda não está concretizada, mas já há todo um cuidado com a produção in natura, que sai da lavoura lavada, tratada, higienizada e embalada, o que possibilita a conservação dos alimentos, evitando a deterioração prematura e o desperdício, até que chegue ao consumidor final, gerando renda para o agricultor familiar. Além disso as técnicas de manejo que são passadas pelos extensionistas da EMATER-RIO, as novas tecnologias disponíveis agora e o trabalho com novos insumos que facilitam a vida do agricultor, dão possibilidade de comercialização em tempo menor, uma vez que a colheita dos produtos também se faz com mais rapidez, tornando o produtor capaz de abastecer um maior número de consumidores por via direta.

O Programa de Agroindústria, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, tem objetivo de apoiar a agroindustrialização da produção dos agricultores familiares e sua comercialização, agregando valor, gerando renda e dá oportunidade de trabalho no meio rural, garantindo assim melhores condições de vida para essas pessoas que são beneficiadas por ele. Esse programa tem cinco linhas de ação que são: 1) - Crédito Rural: Pornaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) / Agroindústria; e o Pronaf / Custeio de Agroindústrias Familiares; 2) - Adequações e Orientações nas Legislações Específicas; 3) - Capacitação de Multiplicadores; elaboração de manuais técnicos e documentos orientadores; 4) - Ciência e Tecnologia; 5) - Promoção e Divulgação dos Produtos Agroindustriais; Identificação dos mercados e Articulação com o mercado institucional.

De acordo com Siqueira, pesquisadores trouxeram uma grande variedade de frutas, como experimento, que foram plantadas em Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu e que têm se adaptado muito bem nessas regiões. Sem as pesquisas de solo e de genética isso não seria possível, já que em sua maioria são frutas de clima quente e o aquecimento global também nos permite fazer essas inserções com frutas como: pêssego, banana, goiaba e as cítricas laranja e pocam, que antes não tinham resultados favoráveis aqui em Nova Friburgo, por exemplo. Até mesmo o plantio de oliveiras está dando certo aqui em Nova Friburgo, na região de Lumiar. A fruta, diz José Carlos, é uma alternativa para o agricultor, pois há lugares que não se pode arar, mas pode-se plantar uma árvore frutífera, que é um complemento do produtor.

Com relação às perdas na produção agrícola, tanto no campo quanto no transporte, é praticamente impossível não tê-las e esse desperdício deve chegar em torno dos 30%. Para Siqueira, com uma agroindústria forte, onde tiver excessos de produção mas com qualidade, pode-se fazer uma venda por um preço mínimo, para a merenda escolar, por exemplo, e assim todos saem ganhando. Outro fator importante é o solo, que durante esse período pós-tragédia ficou bastante degradado onde caíram barreiras, mas com o trabalho de preparo da terra realizado nesses locais durante esse ano, as terras estão 90% recuperadas e o agricultor já está tendo bons resultados no plantio das hortaliças, que é a verdadeira vocação da região, completa.

Uma das preocupações está no aquecimento global e, segundo Siqueira, o que poderá acontecer "é a mudança do metabolismo tanto das plantas, quanto dos animais, mas a genética já vem trabalhando para não diminuir a produção que está sendo cada vez mais exigida em quantidade e qualidade, num menor prazo de tempo, uma vez que há um alto crescimento da população. Segundo ele, "hoje o grande aliado da agricultura é a genética, que vem trabalhando para que o campo acompanhe esse crescimento e cita como exemplo a área da pecuária, onde um animal que levaria 4 anos para o abate, hoje leva dois anos e meio, ou ainda, uma cultura agrícola que levava 150 dias para ser colhida, hoje leva 90 como o repolho, alface, entre outros. Então, os geneticistas serão as grandes estrelas da agricultura", conclui.
  Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.