segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo tem 14 confecções aprovadas em auditorias de magazines

Empresas da região obtiveram média de pontuação superior a 9,0
em processo de certificação promovido para fornecedores de todo o país.

Algumas das principais confecções do Polo de Moda de Nova Friburgo, fornecedoras de lingerie e fitness para magazines, passaram com louvor pelas auditorias promovidas pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que reúne as principais empresas varejistas como: C&A, Carrefour, Hering, Marisa, Leader, Pernambucanas, Renner, Zara, Richuelo, Walmart, Pão de Açúcar e tem o apoio do Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial.

A ABVTEX colocou em prática o Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo, que verifica e atesta a conformidade dos processos produtivos de seus fornecedores. Segundo o site da ABVTEX, o Programa “tem por objetivo permitir ao varejo qualificar e monitorar seus fornecedores quanto às boas práticas de responsabilidade social e relações do trabalho”.

“As empresas do Polo de Nova Friburgo foram aprovados pelos auditores com média acima de 9. Estamos muito orgulhosos desse resultado, que atesta a competência das confecções do nosso Polo”, explica a empresária do setor, Nelci Layola Porto, presidente da FIRJAN Regional e do Conselho da Moda. Cem por cento das empresas que participaram da auditoria foram aprovadas, entre elas: Akik, Ambiente Íntimo, Kika Lingerie, CCM, DJM Fitness, Evidenza, Jescri, Leovilu, Lucitex e Suspiro Íntimo.

O PROCESSO – Todos os fornecedores de magazines em todo o país estão passando pelo processo de certificação. Em Nova Friburgo, com apoio do Sebrae e participação do Sindvest, cerca de 20 empresas, entre fornecedoras e subcontratadas, passaram por pré-auditorias. Dessas, 14 empresas foram auditadas e todas aprovadas, com índices de aprovação bem superior a média nacional, o que destacou o Polo de Nova Friburgo e Região por sua iniciativa em preparar as empresas para o processo de auditoria. Na avaliação, os auditores entrevistam individualmente um bom número de funcionários, que falam abertamente sobre o trabalho na empresa. Eles também verificam toda a documentação trabalhista e fiscal, avaliam o ambiente físico, as condições de trabalho, a segurança e saúde laboral, além de registros e licenças.

O PROGRAMA - O Programa da ABVTEX possui duas vertentes principais. O Programa de Qualificação e Monitoramento prevê a realização de auditorias independentes para o monitoramento de práticas, compromissos e aspectos de gestão ligados aos seguintes temas: trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo, trabalho estrangeiro irregular, liberdade de associação, discriminação, abuso e assédio, saúde e segurança do trabalho, monitoramento e documentação, compensação, horas trabalhadas, benefícios, monitoramento da cadeia produtiva e meio ambiente.

No Programa de Capacitação, o objetivo é desenvolver e apoiar os fornecedores e seus subcontratados para que se adequem ao Programa de Qualificação da ABVTEX. Segundo a ABVTEX, a iniciativa significa a abertura de novas e boas oportunidades de negócios para quem tiver a qualificação, dando condições para que grande parte da cadeia atue com melhores condições de trabalho, respeito à legislação e demais aspectos ligados à responsabilidade social.

Este certificado é valido por dois anos, e essas empresas podem sofrer auditorias a qualquer momento, a não manutenção dos itens exigidos podem descredenciá-las do cadastro, o que afetaria o seu fornecimento para quaisquer uma das empresas associadas a ABVTEX. Mais informações podem ser obtidas no site www.abvtex.org.br.

Fonte: Marcia Savino
Sistema FIRJAN – Assessoria de Imprensa
Representação Regional FIRJAN
CIRJ - Centro-Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.