segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Diversas atividades estão programadas para comemorar o centenário do Padre Selvaggi


Diversas atividades vão comemorar o centenário do Padre Giovanni Baptista Selvaggi (SJ), no próximo sábado, dia 06 de outubro no Colégio Anchieta. O grupo escoteiro do Colégio está organizando a solenidade que começa com Celebração Eucarística presidida pelo Padre Guy Ruffyer (reitor) às 16h no Ginásio Santo Inácio (antigo). Após a missa, será realizada a cerimônia de plantação de um carvalho na entrada principal.

Ainda no ginásio acontece o jantar comemorativo de adesão, cujo cardápio será macarrão mateiro e ovo na batata, com preço de R$ 10.00 por pessoa. A festa termina com o fogo de conselho, repetindo uma prática que os escoteiros fazem nos acampamentos, quando se reúnem e contam histórias, cantam, fazem brincadeiras e terminam com a reflexão e a canção da despedida.

Haverá também entrega de distintivos para aproximadamente 20 meninos escoteiros, bem como renovação de promessa dos escoteiros presentes.

O projeto está sendo coordenado por uma equipe composta por: André Gula (Diretor Técnico), Sebastiana Nogueira (Chefe de Escoteiros), Bruno Vanzilota (Chefe Sênior), Maria Alice Monteiro Rodrigues (Diretor Presidente), Gabriel Vabo (Chefe Escoteiro), José Leonan da Silva Carvalho (Chefe Pioneiro), Marcio Mattos (Chefe de Escoteiros), Clauber Canastra (Chefe Senior), Cristina Teodora (Chefe da Alcatéia – lobinhos).

Desprovido de qualquer sentimento de vaidade, Padre Selvaggi era um homem simples, um servo de Deus na pura expressão da palavra, não gostava de glamour e viveu pregando o Evangelho e o amor ao próximo. Seu jeito sereno e extremamente apaziguador, o aproximava de todos. Ele foi o fundador do grupo escoteiro Anchieta. Foi também considerado o escoteiro mais antigo do Brasil. Sua morte trouxe no coração de todos os que conviveram com ele um vazio e uma saudade eterna, mas ele deixou um legado de vida comunitária através da Palavra do Evangelho.

Durante sua passagem por Nova Friburgo, fez milhares de amigos que ainda hoje lembram dele como um segundo pai, exatamente pelos conselhos sempre amáveis.

Sua simplicidade era tamanha, que os escoteiros tiveram muito trabalho para convence-lo a receber a Cruz de São Jorge, fato que só aconteceu em, 15 de setembro de 2000, depois de muita insistência.

Com 55 anos de atividade o grupo escoteiro Anchieta, um dos pioneiros do Estado do Rio de Janeiro, foi fundado em 06 de abril de 1957 pelo Padre Selvaggi e conta hoje com 50 pessoas, que continuam o trabalho. Atualmente eles mantém o blog www.40geanchieta.blogspot.com.br como um veículo de divulgação de suas atividades.

Fonte: Jornalista José Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.