domingo, 14 de outubro de 2012

Nova Friburgo promove encontro da juventude rural

Objetivo foi disseminar informações sobre temas de interesse dos jovens

Em Nova Friburgo, cerca de 100 jovens do município e também de Teresópolis participaram, na quinta-feira (4/10), do seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para juventude rural. Realizado em conjunto pela secretaria estadual de Agricultura e Pecuária (através da Emater-Rio, Pesagro-Rio e Rio Rural), Prefeitura de Nova Friburgo e Ministério do Desenvolvimento Agrário, o evento teve como objetivo disseminar informações sobre políticas públicas para o desenvolvimento agrário, sustentabilidade no meio rural e, também, estimular cada vez mais a participação desse público nas discussões setoriais e estruturantes da agricultura fluminense.

Na abertura, o supervisor da Emater-Rio em Nova Friburgo, Affonso Albuquerque, apresentou um panorama da atividade agrícola local, destacando a importância econômica da fruticultura, das flores de corte e dos alimentos orgânicos. Ele frisou também o desempenho do município em programas de segurança alimentar do governo federal, executados pela Emater-Rio, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A produção de morangos de Friburgo, por exemplo, possui condições favoráveis de competitividade no mercado”, analisou.

Presidente da Emater-Rio, Justino da Silva lembrou da atuação dos jovens nas ações de recuperação produtiva da Região Serrana, após a tragédia climática do ano passado. Segundo ele, os jovens são fundamentais para a manutenção da agricultura familiar fluminense. “Através de parceria com a Faerj (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro) e com os colégios agrícolas de Friburgo e Teresópolis, incluímos o jovem no processo de reconstrução da Serra. O poder público precisa da juventude para a expansão agrícola”, defendeu.

Técnicos da Emater-Rio e do Programa Rio Rural promoveram palestras sobre temas ligados ao cotidiano dos jovens. O assessor em organização comunitária, Adriano Martins Lopes, apresentou a missão e os objetivos do programa, destacando a metodologia do projeto, as práticas incentivadas e os princípios de autogestão comunitária. Já o gerente técnico estadual de Desenvolvimento Sustentável da Emater-Rio, Herval Lopes, falou sobre a campanha “Água Limpa para o Rio Olímpico”, que tem como meta proteger 2016 nascentes até as Olimpíadas do Rio.

Estudante do terceiro ano do curso técnico em agropecuária do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, de Teresópolis, Ítala Cunha de Souza aproveitou o seminário para revisar alguns temas abordados em sala de aula, como conservação de solos e a transição agroecológica. “Conhecimento é sempre bem vindo”, resumiu a jovem, que pretende cursar agronomia assim que concluir o ensino médio. Já para Gabriela Teixeira de Oliveira, aluna da mesma unidade de ensino e estagiária da Emater-Rio há três anos, o tema que mais despertou interesse foi crédito rural.

Participaram do evento o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Batista Begnami; o coordenador de Operações da Emater-Rio, Paulo Mundim; o chefe do Centro Estadual de Horticultura da Pesagro-Rio, Márcio Pimentel; o secretário de Agricultura de Nova Friburgo, José Carlos Siqueira; além de extensionistas da Emater-Rio em Bom Jardim, Nova Friburgo e Teresópolis.a

Fonte: Paulo Filgueiras
Assessor de Comunicação Programa Rio Rural - Região Serrana
Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.