O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Luiz Zveiter, definiu a presença de tropas federais em áreas dominadas pelo tráfico ou por milícias na cidade do Rio. Os municípios de Magé, São Gonçalo, Itaboraí, Rio das Ostras, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes e Macaé só receberão as tropas federais no próximo domingo, dia da eleição, das 8h às 18h.
Cerca de 500 homens do Exército estão, das 8h às 18h, patrulhando a zona oeste, com ênfase no bairro da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, e na Favela do Muquiço, em Deodoro. No Complexo da Maré, na zona norte, haverá a presença dos Fuzileiros Navais, mas o contingente ainda não foi divulgado.
A medida foi aprovada, na quinta-feira, pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, nesta sexta, Zveiter se reuniu com representantes do Exército, da Marinha, das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros para concluir o planejamento.
O presidente do TRE justificou a necessidade da presença antecipada das forças federais no estado do Rio para não ter que deslocar os policiais militares que já atuam intensivamente nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Inicialmente, Zveiter queria a presença em tempo integral, durante 24 horas, das forças federais. Segundo ele, criminosos poderiam aproveitar a saída dos homens do Exército ou da Marinha para pressionar a população das comunidades.
Fonte: O São Gonçalo On Line
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.