domingo, 11 de novembro de 2012

Praça Getúlio Vargas será interditada para poda de eucaliptos

O coordenador de Patrimônio Material e Imaterial da Secretaria Municipal de Cultura, Luiz Fernando Folly, informou que foi realizada uma reunião de estudo, no último dia 06 de novembro, para avaliar como será feita a poda das árvores da Praça Getúlio Vargas, com a presença da Defesa Civil, bombeiros, Energisa, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Cultura, onde foram citadas as cartas patrimoniais. A "Carta de Florença" é um documento que rege internacionalmente jardins e sítios históricos, onde há dois artigos muito claros que dizem que quando a vegetação causar algum perigo para a população ou a para a própria manutenção dos jardins históricos, você tem a possibilidade de fazer fechamento do bem, para evitar qualquer problema não só para o próprio bem, como também para os transeuntes. Então, está sendo estudado como será feito o fechamento para se fazer essa poda o mais breve possível.

O maior problema é que não há condições de se fazer poda em período de chuva, pois a motosserra quando trabalha numa madeira molhada costuma causar acidentes para quem a manuseia. Então, disse Luiz, a ideia é esperar o tempo firmar um pouco mais para que isso seja feito. Pelo que foi dito na reunião, em que se fez um primeiro levantamento de 14 eucaliptos que deverão ser abatidos ( esse número pode ser maior ou menor), essas sofrerão um corte mais radical, pois oferecem um risco iminente e as outras apenas podadas. Hoje há em torno de 150 eucaliptos na praça, diz Folly, e esse trabalho não vai ser feito de uma vez só. A ideia é que essa poda seja feita agora, antes que comece o período das chuvas. Seguindo Luiz Fernando, o secretário geral da Prefeitura, André Guedes, está fazendo de tudo para agilizar o processo, agora, a questão é a falta de equipamento e falta de pessoal para esse trabalho, porque as árvores são muito grandes (quase 30 metros de altura) e é bastante complexo fazer a poda.

Cada árvore é uma árvore específica e a discussão maior, diz Luiz Fernando, é que o eucalipto faz parte da história de Nova Friburgo, então é muito complexa a alteração deles, pois alguns datam de 140 anos e outros são muito novos. Então, é preciso criar uma maneira em que a prefeitura saiba o que fazer, mas é preciso respeitar a idade da árvore e como ela deve ser manejada.

Nessa reunião pensou-se em fazer a interdição total ou parcial da praça e diante da "Carta de Florença", há a possibilidade de fechamento do local, o que hoje penso que é um atitude sensata o fechamento do entorno, porque mesmo em dias de chuva e vento as pessoas passam por ela, o que deveria ser evitado. O fechamento, conclui Folly, dará mais segurança.

Fonte: Secom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.