quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PREPARAÇÃO DO CURRICULO - ORIENTAÇÕES GERAIS

Tatiana Kowarski *


Dúvidas sobre como preparar currículos são muito comuns. Quem nunca teve dificuldades ao tentar elaborar o seu? É usual ouvir que é muito complicado escrevê-lo; e sem as orientações necessárias, esta tarefa pode parecer realmente difícil.

Saiba que muito dessa dificuldade decorre apenas da falta de informação sobre como o currículo deve ser construído. Na verdade, a preparação de um currículo é uma tarefa mais “trabalhosa” do que “difícil” – trabalhosa porque exige dedicação, atenção, tempo e organização.

Antes de começar a construí-lo, é importante compreender a sua função. Para que escrevemos um currículo? Ora, é claro que seu objetivo é apresentar informações profissionais – mas não apenas isso... O currículo é responsável pela primeira impressão que você causará no processo seletivo.

Ao receber um currículo, o selecionador buscará delinear respostas para as seguintes questões: O que este candidato deseja? Quais são seus objetivos? Que imagem transmite? Suscita confiança e denota comprometimento profissional? Como se comunica? Em que poderá contribuir? O que ele apresenta como diferencial em meio aos outros candidatos?

Portanto, além de apresentar um percurso profissional, o currículo desempenha, ainda, a importante função de abrir ou fechar as portas do mercado de trabalho no qual você deseja ingressar. Tenha sempre esse objetivo em mente ao elaborar o seu!

ORIENTAÇÕES GERAIS:

- Seu currículo deve transparecer seu estilo pessoal – e isto se expressa no layout, no tipo de papel utilizado (jamais utilize copiadoras!), na organização dada às informações, na forma como você descreve suas qualificações e experiências, etc.

- Ao mesmo tempo em que expressa seu estilo pessoal, o currículo também deve estar adequado à vaga pretendida. Isto significa que a cada vez que você endereçar seu currículo, deverá estar atento à particularidade daquela empresa. Para isso, prepare uma versão completa, com todas as suas informações profissionais, que servirá como um “modelo”. A cada processo seletivo, busque adequar este modelo ao seu objetivo específico: a vaga pretendida. Por exemplo, elimine informações desnecessárias tais como antigas experiências profissionais (ou cursos) que não contribuam efetivamente para o seu desempenho naquela vaga específica.

- Muito cuidado com dados desatualizados, informações incompletas ou desorganizadas, e, principalmente, com inverdades. Verifique com atenção se todos os dados estão corretos e seja sempre sincero em suas colocações. Não tente “enfeitar” seu currículo mencionando habilidades ou experiências que efetivamente não tenha desenvolvido. Dados de realidade são sempre confrontados no decorrer do processo seletivo ou mesmo no dia-a-dia de trabalho. A descoberta de informações falsas pode custar a sua permanência na seleção ou no emprego. Lembre-se sempre – e isso vale para todas as etapas do processo! – se for você o escolhido para a vaga, que seja por corresponder verdadeiramente ao perfil exigido pela empresa. Do contrário, você poderá até ser selecionado, mas dificilmente continuará na vaga por muito tempo.

- Atenção ao layout. Excesso de cores e de recursos de textos como negritos, fontes, marcadores,... poluem visualmente seu currículo. A apresentação deve ser organizada, de fácil leitura, clara e limpa. Utilize no máximo uma ou duas variações nas fontes e opte pelas mais simples e conhecidas. Nada de letras muito desenhadas. Se utilizar o negrito, deixe de lado o sublinhado – e vice-versa. Se usar marcador de texto, escolha apenas um tipo e use com parcimônia.

- Mencione sempre as datas e/ou períodos de entrada e saída de seus empregos, para facilitar a compreensão de seu percurso profissional e do tempo de experiência. Isto também vale para os cursos e eventos: mencione o período e a duração. Se o curso teve carga horária extensa, isto contará pontos a seu favor. Mesmo que a carga horária tenha sido curta, ainda assim será favorável que mencione. Em uma entrevista de seleção, ao ser questionado sobre a duração de um curso breve, caso você não tenha informado no currículo, esta atitude poderá levantar a suspeita de que você omitiu propositadamente em benefício próprio. E o que é pior: esta dúvida poderá recair sobre todo o conteúdo apresentado, gerando dúvidas quanto à veracidade das informações.

- O que não mencionar: salário anterior ou pretensão salarial (a menos que seja solicitado pela empresa), assinatura e data, números de documentos como RG, CPF, Carteira Profissional, etc... As informações pessoais devem restringir-se ao seu nome, nacionalidade, idade, estado civil e dados para contato. Quaisquer outras informações só interessarão ao RH da empresa caso você efetivamente seja escolhido durante processo seletivo, jamais nas etapas iniciais.

- Muita atenção à ortografia e erros gramaticais! Um único deslize pode comprometer significativamente sua imagem – e cabe aqui lembrar daquela frase que diz: “não existe segunda chance para causar uma boa primeira impressão”. Não desperdice este cartão de visitas cometendo erros de Português.

- Atenção também à linguagem adequada: o texto deve ser objetivo, claro e impessoal. Não utilize pronomes pessoais como “eu atuei na área comercial”; prefira “atuação na área comercial”. Seja conciso, não ultrapasse duas páginas. Jamais use linguagem coloquial; não se esqueça de que você deseja transmitir uma imagem de profissionalismo e confiabilidade.

- Ao concluir seu currículo, após ter efetuado todas as revisões ortográficas e checagens de dados, não deixe de pedir a pessoas conhecidas que leiam e lhe dêem feedback acerca da clareza das informações, da impressão causada e do correto uso da Língua Portuguesa.

* Tatiana Kowarski é Psicóloga do Tribunal Regional Federal da 2a Região, onde atua nas áreas de Saúde e Recursos Humanos implementando ações de capacitação e desenvolvimento de pessoas. Também é Orientadora Vocacional/Profissional e realiza atendimentos, atividades de supervisão e cursos na área.


Conheça o site: http://orientandocaminhos.sites.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.