domingo, 25 de abril de 2010

Facebook oferece novas possibilidades de promover negócios

( Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - Comunique-se - ) A explosão do Facebook não aconteceu ainda no Brasil. Mas os números de sua audiência vêm crescendo voluptuosamente. O que era de se esperar de uma rede social com cerca de 400 milhões de usuários no mundo. Os limites parecem não existir no Facebook. São tantas as possibilidades de uso e de aplicativos, alguns exigem um pouco mais de conhecimento técnico, que nem todos sabem como tirar vantagem de tudo. O que se pode fazer é ligar as anteninhas e planejar as estratégias que novas oportunidades já estão bombando por aqui.
O potencial do Facebook é incontestável, e diante disso o que vemos é o crescente uso corporativo. Mais um canal social, interativo e de grande visibilidade está aberto às empresas, oferecendo mais possibilidades do que já tínhamos até agora. É a evolução tecnológica nas redes sociais, o que era bom está cada vez melhor.

Os aplicativos do Facebook fazem a sua diferença, uma nova plataforma de interação foi disponibilizada permitindo até que terceiros criem novos aplicativos que podem ser hospedados na web, em um desktop ou em um dispositivo móvel. Vantagens que estão sendo descobertas e utilizadas para novas práticas de exposição e também de lucratividade. É mais um excelente canal para promoção de marcas e serviços totalmente gratuito, e ainda abre espaços para investimento em publicidade para aqueles que querem se interligar aos seus milhões usuários.

As empresas ganham aproximação do seu público através de um relacionamento “amigo”, como nas outras redes, porém com mais alternativas de interação, e assim proporcionam um conhecimento mais profundo sobre seus produtos aos interessados em manter este relacionamento interativo. Recomenda-se que as empresas não tenham perfis, e sim páginas que podem ser personalizadas e através destas páginas que criem grupos de usuários que interajam através de fotos, vídeos, discussões, entre outras formas de comunicação. As empresas não tem amigos, mas sim fãs que estarão presentes por afinidade, simpatia ou interesse no produto. Além disso, podem trabalhar o aplicativo de eventos, no qual é possível encabeçar um evento para promoção ou lançamento de produto, convidar amigos, fãs e membros dos grupos para participarem. Através da página do evento no Facebook,os participantes poderão enviar informações e receber informações de clientes.

São muitas as possibilidades a serem trabalhadas para ganhar notoriedade também a partir do Facebook, e para isso você pode potencializar ao máximo sua presença e audiência dentro desta ferramenta que se apresenta como uma renovação das redes de relacionamento atuais. Potencialize fazendo uso de outros canais de comunicação como twitter, seu site, Orkut e anuncie sua presença no Facebook. Crie um link dentro de seu site direcionando para sua página do Facebook, poste tweets que levem seus seguidores até ela, divulgue seu grupo, seu evento e tudo mais que você está oferecendo no Facebook.

Os holofotes estão voltados para essa renovação de mídia social. O Facebook é a bola da vez. Não o veja apenas como uma plataforma de vendas, mas sim como um forte ambiente de aproximação e relacionamento com seu público alvo, além da lucratividade. Então abasteça sua página com conteúdo relevante e boas estratégias, sem se tornar um explícito vendedor e se apresente como um membro interessante dentro dessa mega comunidade que é o Facebook e promova seu negócio espontaneamente.

Autor: Roberto Soares Costa - Gerente de Projetos na Web
 
Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.