quarta-feira, 28 de abril de 2010

Membros dos Conselhos Comunitários de Segurança tomam posse na Região Serrana

NOVA FRIBURGO [ ABN NEWS ] - O Instituto de Segurança Pública (ISP), responsável por coordenar e implementar os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), deu posse nesta terça-feira (27/4) a oito novos presidentes da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Com a implantação destes conselhos (Duas Barras, Bom Jardim, Cordeiro, Trajano de Moraes, Macuco, Cantagalo, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena), o ISP deu posse a 10 novos CCS este ano, completando a lista os municípios de Mendes e Três Rios. No estado, existem hoje 70 Conselhos Comunitários de Segurança, havendo previsão de que, até o fim do primeiro semestre, mais dois novos sejam homologados (Paracambi e Itaperuna).

Os CCS foram criados em 1999 com o objetivo de estabelecer um canal mais direto de comunicação entre as comunidades e as polícias na busca comum pela redução da violência e da criminalidade.

A viabilização dos CCS acontece através de reuniões mensais entre os representantes das polícias Civil e Militar e membros dos CCS. Há também os Cafés Comunitários (confraternização entre o comandante do batalhão da área e o delegado titular com a população local), que são realizados por cada Área Integrada de Segurança Pública (AISP). Neles, os representantes se reúnem para analisar e discutir problemas e estratégias de policiamento de cada região. Na pauta de discussões, o exercício da cidadania: demandas da população, métodos de ações preventivas e resultados alcançados.

Estiveram presentes à cerimônia o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame; o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá; o diretor-presidente do ISP, Ten Cel PM Paulo Augusto Souza Teixeira; o comandante do 11º BPM, Ten Cel PM James de Barros; o coordenador Regional de Polícia do Interior, Claudio Luiz Góis da Silva, e a delegada de polícia e coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança, Edna Pinto de Araújo.

Fonte: Agência Brasileira de Notícias

NOTA DO EDITOR: É preciso urgentemente que as pessoas parem de olhar para o próprio umbigo como se fossem donas da verdade ou da situação. Na manhã desta quarta-feira, em plena avenida Alberto Braune, a principal da cidade, uma patrulha do 11º BPM, parada ao sinal de trânsito, assim permaneceu após a abertura do mesmo. Nada de mais estava ocorrendo. Nem mesmo era uma ocorrência policial. O detalhe é que um cidadão-motorista, ao buzinar, ainda teve que ver o gesto, do tipo "passa por cima" por parte do despreparado militar. É uma cidade de xerifes mesmo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.