sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sistema Firjan discute panificação no interior

Objetivo é identificar desafios dos empresários e ajudar na busca de soluções para os problemas apresentados

O Sistema Firjan e o Instituto de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio de Janeiro (IPC-RJ), em parceria com os sindicatos da indústria de panificação e confeitaria, promovem durante o ano o Seminário Panificação em Ação pelo interior do Estado. O primeiro encontro do projeto aconteceu no último dia 28, no Sesi de Volta Redonda, e, nos próximos meses, passará pelos municípios de Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras e Três Rios.

O objetivo do seminário é identificar os desafios dos empresários da panificação e ajudar na busca de soluções para os problemas apresentados, promovendo o desenvolvimento do setor. Atualmente, o Rio de Janeiro possui 4.795 estabelecimentos e emprega mais de 36 mil trabalhadores, representando 68% do mercado de trabalho da cadeia de alimentos e bebidas do Estado, conforme dados da RAIS 2008. É o segundo estado em concentração de padarias no País, ficando atrás de São Paulo.

Em Volta Redonda, cerca de 80 pessoas entre representantes do setor, alunos e professores de curso de nutrição participaram da programação que contou com discussões sobre questões relacionadas à capacitação profissional, energia, água e esgoto. Apresentações sobre tendências do mercado de panificação, missões empresariais, ações do IPC para 2010 e de pesquisa realizada pelo Sistema Firjan junto a panificadores e consumidores dos produtos das padarias do Sul Fluminense também atraíram os participantes.

Entre os três principais problemas enfrentados pelos panificadores do Sul Fluminense, detectados na pesquisa apresentada, estão carga de impostos, falta de mão-de-obra qualificada e concorrência com super/hipermercados e ambulantes. De acordo com o presidente da Representação Regional do Sistema Firjan no Sul Fluminense, Henrique Nora, o seminário contribuiu para o crescimento das empresas. “O evento levou informações qualificadas aos empresários e identificou suas demandas, subsidiando as ações da Federação em prol do desenvolvimento do setor”, disse.

Na ocasião, o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Sul do Estado do Rio de Janeiro (Sipacon), Luiz Sidrim, anunciou aos panificadores a construção de escola de panificação na cidade. “Teremos a parceria do Senai para a capacitação e certificação dos alunos”, ressaltou.

O próximo encontro do Seminário Panificação em Ação será em Campos, no dia 27 de maio, e vai focar em assuntos de interesse da região Norte Fluminense.

Veja a programação do seminário nas outra regiões do Estado:

27 de maio – Campos
10 de junho – Três Rios
29 de junho – Itaperuna
20 de julho – Petrópolis
22 de setembro – Nova Friburgo
20 de outubro – Niterói
10 de novembro – Rio das Ostras
30 de novembro – Duque de Caxias

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social do Sistema Firjan

Fonte: Ascom Firjan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.