sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ar polar gela madrugada em SP e frio alcança Acre e Rondônia

Cleide Carvalho, O Globo, CBN

SÃO PAULO - A madrugada gelou em São Paulo. A mínima ficou em 11,2 graus no Mirante de Santana, na Zona Norte, onde é medida a temperartura oficial da cidade. Foi a mais baixa do ano até agora. Na estação meteorológica da USP, perto do Zoológico, os termômetros marcaram 10,6 graus.

Segundo informações da Climatempo, na região do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, os termômetros marcavam 11 graus às 6h, mas a sensação térmica por causa do vento era de apenas 7 graus por causa do vento. No aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, a temperatura era de 10 graus.

Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a mínima foi de apenas 3,4 graus. Um levantamento da meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, mostra que no Norte do estado as temperaturas caíram a menos de 10 graus. Às 6h, o aeroporto de Ribeirão Preto registrava apenas 8 graus. Em Gavião Peixoto e em São José do Rio Preto, a temperatura estava em torno dos 9 graus.

O frio é causado por uma intensa massa de ar polar, que atinge as regiões Sudeste, Centro-Oeste e chega até mesmo à região Norte do país, onde provoca o fenômeno conhecido como "friagem" e derruba temperaturas no Acre e Rondônia.

Na capital paulista, ausência de nuvens permite a dispersão do calor e esfria as madrugadas. Não há previsão de mudança no tempo em São Paulo até o fim de semana. As madrugadas continuarão frias e, durante o dia, o sol aparece. Nesta quinta-feira, a temperatura máxima não deve passar de 20 graus na cidade.

As temperaturas seguem baixas em vários estados. No Triângulo Mineiro, as temperaturas caíram ainda mais. Às 6h, o aeroporto de Uberlândia registrava 8 graus e o de Uberaba, 9 graus.

Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, pelo segundo dia consecutivo amanheceu com apenas 5 graus. Em Cuiabá, no Mato Grosso, a temperatura era de 10 graus às 6 horas.

No Paraná, um denso nevoeiro se formou em Cascavel e reduz a visibilidade à 900 m na região do aeroporto local. A temperatura está em 10 graus.

No Norte do país, os termômetros despencaram. Na quarta-feira, a mínima ficou em 14 graus em Rio Branco (AC) e a 15,6 em Porto Velho (RO). No município de Vilhena, no Sul de Rondônia, a temperatura ficou em apenas 10,1 graus.

No Sul do país, um ciclone extratropical no litoral de Santa Catarina provocou fortes chuvas, ventos e frio nos últimos dois dias. No Rio Grande do Sul, a sensação de frio chegou a 2 gruas negativos em São José dos Ausentes nesta quarta.

No litoral de Santa Catarina, rajadas de vento chegaram a 111 km por hora e há suspeita que um tornado tenha atingido a cidade de Laguna.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.