segunda-feira, 10 de maio de 2010

Audioteca disponibiliza mil exemplares de livros

A partir deste dia 06 de maio, deficientes visuais de Nova Friburgo já podem contar com um acervo de mil audiolivros, entre romances, contos, livros didáticos e religiosos, disponíveis na Biblioteca Pública Municipal. Na tarde da quinta-feira, foi inaugurado o posto avançado da Audioteca Sal & Luz, dotado de 250 títulos gravados na íntegra, sendo quatro exemplares de cada obra, e quatro aparelhos reprodutores de CD para que o usuário possa ouvir o livro no local. Quem preferir pode levar o CD para casa ou receber o material pelo correio. O período de empréstimo é de 30 dias, prorrogáveis por mais 15.

“Hoje comemoramos um golaço, um gol de placa, resultado de uma triangulação entre a Secretaria de estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a Audioteca Sal e Luz e a Biblioteca Municipal”, disse o escritor e educador Álvaro Ottoni, que dirige a Biblioteca de Nova Friburgo. Ele ressaltou que o recurso do audiolivro oferece a egundo ele, existe mento pela bra casa por um quatro aparelhos reprodutores de cd para que o usuAudioteca Sal e Luz\oportunidade de “ler a vida pelos ouvidos e pelo coração”, acrescentando que a leitura desperta a consciência crítica e a autoestima.

O presidente da Sal & Luz, Geraldo Machado, informou que o convênio firmado com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro prevê a instalação de postos avançados da audioteca em diversos municípios, escolhidos pela própria Secretaria. Há 15 dias foi inaugurada uma audioteca em Nova Iguaçu, e no próximo dia 20 será a vez de Cabo Frio. Também serão inauguradas até o fim de junho outras duas, em Campos e Volta Redonda.

Segundo Geraldo, se houver demanda por outras obras além dos 250 títulos que integram o acervo da audioteca municipal, a Sal & Luz vai providenciar para que cheguem às mãos dos friburguenses.

“O que a gente quer é divulgar o acervo da audioteca”, comentou Geraldo, frisando que os postos avançados nos municípios constituem “um avanço”, uma vez que nos últimos 20 anos a Sal & Luz esteve restrita à cidade do Rio de Janeiro.

A Sal & Luz é a mais conceituada audioteca do município do Rio de Janeiro, contando com cerca de 1900 associados. Funciona há mais de 20 anos com a finalidade de proporcionar aos deficientes visuais de todo o Brasil o acesso à cultura, à informação e ao entretenimento por intermédio do empréstimo de mais de três mil livros gravados em CDs por leitores voluntários.

Gratidão e incentivo

Ivone Marques Moreira, diretora social da Associação Friburguense de Integração do Deficiente Visual (Afridev), acredita que cerca de 20 pessoas deverão frequentar a audioteca de Nova Friburgo. Lembrando que a associação conta somente com obras gravadas em fitas cassete, ela vibrou com o novo recurso disponível para os deficientes visuais da cidade: “É maravilhoso, estou felicíssima por esse trabalho ter chegado a Nova Friburgo; seremos sempre muito gratos”. - disse Ivone.

Além da facilidade de poder ouvir o livro quando quiser, sem precisar depender de alguém para fazer a leitura, Ivone citou também a liberdade de opção que os deficientes visuais terão a partir de agora: “Vamos poder escolher uma obra que a gente queira ouvir”.

Por sua vez, Gerbeson Ferreira Brandão lembrou a vantagem do audiolivro sobre a leitura em braile, que é mais difícil de aprender quando a pessoa adquiriu a deficiência já em idade adulta. “Por não ter vivido naquele aprendizado de estudo desde cedo, é muito mais difícil ler livros em braile”, explicou o estudante de 25 anos, que pretende utilizar os módulos e livros didáticos da audioteca para ingressar na faculdade de Direito ou Psicologia. “É um estímulo para mim”, concluiu.

Terminada a cerimônia de inauguração, Ivone e Gerbeson aproveitaram para ouvir trechos das obras gravadas em CD especialmente selecionadas para a ocasião: ‘O Livreiro de Cabul’, ‘O Carteiro e o Poeta’, ‘Escolhas’ e ‘O Caçador de Pipas’.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.