segunda-feira, 10 de maio de 2010

Circuito Boi Verde abate mais de mil animais

O Circuito Boi Verde é a única competição do gênero no país que visa orientar os pecuaristas quanto aos parâmetros de maior liquidez comercial vigente no país. Durante a disputa, o pecuarista entra em contato direto com as práticas de produção e industrialização de carne de qualidade. O campeonato permite também o mapeamento do desempenho frigorífico dos animais da raça Nelore no Brasil e países vizinhos, além de proporcionar a troca de experiências e a valorização dos pecuaristas.

A segunda etapa de julgamento de carcaças 2010 realizada em Bataguassu (MS) abateu e classificou 1.133 animais de 20 pecuaristas participantes. Deste total de animais, 66,6% possuíam até quatro dentes (36 meses), 75% apresentaram gordura mediana e uniforme e 73, 8% pesavam entre 17 e 20 arrobas.

A Fazenda Araçatuba, localizada no município de Anaurilandia (MS) foi a vencedora da etapa com lote de 100 animais. De acordo com Antonio de Freitas de Andrade, gerente responsável pelos abates da fazenda, o motivo que levou a conquista do primeiro lugar foi que há 20 anos a Araçatuba trabalha com seleção de matrizes e touros da raça nelore, escolhendo sempre os melhores exemplares para alcançar precocidade, peso e bons índices de cobertura de gordura. “Antes de aplicarmos a seleção genética no rebanho de corte, os animais eram abatidos com cinco anos, hoje abatemos com 36 meses”.

Em segundo lugar ficou o lote com 108 animais da Fazenda Nossa Senhora das Graças, que fica em Caarapó (MS), de propriedade de André Bartocci. Participante do campeonato desde 2003, Bartocci diz que a etapa em Bataguassu contou, como sempre, com a excelência do sistema de produção do nelore no Mato Grosso Sul, que é o resultado da soma da genética, tecnologia e manejo aplicados na região. “Foram apresentadas carcaças com bom acabamento, precoces e com pesos padronizados. Sem dúvida, a etapa é uma amostragem da eficiente, sustentável e moderna pecuária de pasto brasileira”, completa.

Bartocci enfatiza que “nossos bovinos são produzidos exclusivamente a pasto, não usamos nenhum tipo de hormônios, promotores de crescimento ou antibióticos. Respeitamos regras de manejo racional e bem estar animal. Estes animais são rastreados e não poluem o meio ambiente, ou seja, são carbono neutro. Com certeza produzimos a proteína animal mais saudável e sustentável do Mundo e o Circuito Boi Verde cumpre seu papel mostrando isso em cada etapa”.

Esta etapa contou com a participação da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, e o presidente da entidade Guillherme Bumlai lembra que “o Circuito Boi Verde é importante para a pecuária, pois promove a busca pela qualidade da carne atrelada à produção. Todos os sócios da Nelore MS devem estar atentos à tabela de bonificações do frigorífico Marfrig. Os associados em dia com a anuidade podem garantir até 400 reais de incremento no valor dos lotes enviados para o abate, dependendo do desempenho de cada um nos critérios de avaliação exigidos pelos técnicos da ACNB”.

O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças é promovido pela ACNB e conta com os apoios da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, Coopers Saúde Animal, Dow AgroSciences, Riviera Tecnologia, Revista Dinheiro Rural e Frigorífico Marfrig. Esta etapa contou com a participação da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore.

Fonte: Agronotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.