segunda-feira, 10 de maio de 2010

Indicadores mostram crescimento e sustentabilidade de pequenos negócios

Faturamento dos pequenos negócios em São Paulo cresce pelo sexto mês consecutivo, e número de falências requeridas cai 36,8%
Da Agência Sebrae de Notícias

Dois indicadores econômicos divulgados nesta semana em São Paulo mostram que os pequenos negócios, neste semestre, não só estão crescendo como conseguindo se sustentar cada vez mais no mercado. Segundo o Indicadores Sebrae-SP, as micro e pequenas empresas paulistas fecharam o primeiro trimestre de 2010 com aumento de 10,2% no faturamento real, na comparação com o primeiro trimestre de 2009.

No sexto mês consecutivo com aumento na receita sobre o mesmo mês do ano anterior, as MPE registraram crescimento de faturamento real de 11,3%, no comparativo de março de 2009 com o de 2010. Sobre fevereiro deste ano, o aumento em março de 2010 é de 8,9%.

Já o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações registrou queda de 26,8% nas falências requeridas para micro e pequenas empresas, de 123 em março para 90 em abril de 2010.

Quando se comparam os quadrimestres, ou seja, os quatro primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, o número de falências requeridas cai 8,7%. O número de falências decretadas, na comparação quadrimestral, caiu 1,9%, com queda de 3,8% entre as micro e pequenas (de 235 para 226), e de 66,7% entre as grandes (de 9 para 3). As médias empresas tiveram alta de 66,7% neste primeiro quadrimestre (de 15 para 25 registros).

Segundo os Indicadores Sebrae-SP, todos os setores de atividade apresentaram crescimento de faturamento real, no comparativo de março deste ano com o do ano passado: indústria (+24,2%), comércio (+5%) e serviços (+14%). A indústria, setor mais atingido pela crise, teve a maior alta no período. O desempenho mais fraco da indústria em março do ano passado, a menor base de comparação setorial, contribuiu para esse resultado.

Em São Paulo, existem 1,3 milhões de micro e pequenas empresas, 98% do total de formais, que ocupam de cinco a seis milhões pessoas, 67% dos postos de trabalho no setor privado e 28% da receita bruta do setor formal. Para a composição dos Indicadores Sebrae-SP são entrevistados proprietários de 2.716 MPEs, em parceria com a Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados).

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.