segunda-feira, 31 de maio de 2010

Secretária do Ambiente promete acabar com lixões irregulares do Rio em três anos

RIO - A secretária estadual de Ambiente, Marilene Ramos, garantiu nesta quarta-feira que todos os lixões irregulares do Estado serão fechados dentro de três anos. Segundo a secretaria, além dos aterros funcionando em condições adequadas - como o de Teresópolis e o de Nova Iguaçu -, quase todo o estado está atendido por consórcios entre municípios para instalação de aterros sanitários controlados. Cada parceria envolve de quatro a oito cidades. As administrações municipais que não se consorciaram - como Friburgo e Macaé - decidiram construir e administrar unidades próprias de tratamento do lixo urbano. Os projetos estão em diferentes etapas: dois em construção, em Vassouras e em Paracambi; o aterro de Quissamã está em processo de licitação; e outros seis - Saquarema, São Fidélis, Mangaratiba, Resende, Maricá e Vassouras - estão com projetos prontos e em fase de licenciamento ambiental.

Segundo Marilene, desde 2008, o chamado Pacto pelo Saneamento, do governo estadual, que prevê o fim dos lixões, recebeu R$ 22,8 milhões em investimentos para sua execução inicial do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A secretária promoveu, nesta quarta-feira, um seminário internacional no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, onde foram discutidas alternativas para a correta destinação do lixo urbano no Estado do Rio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.