quinta-feira, 6 de maio de 2010

‘Violência contra crianças e adolescentes’ é tema de seminário na Policlínica Centro em Nova Friburgo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Nova Friburgo, por intermédio do Programa de Prevenção de Acidentes e Violência e do Programa de Saúde Mental, realizará um seminário pelo dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no dia 17 de maio, das 9 horas às 17 horas, na Policlínica Centro Dr. Sílvio Henrique Braune (rua Plínio casado, s/n, Suspiro).

O objetivo do seminário, além de alertar a população, é sensibilizar profissionais de educação e saúde, tanto da rede pública como particular, para a importância de notificar os casos de violência contra crianças e adolescentes. Nesta data também será implantada a Rede de Prevenção e Tratamento da Violência Intrafamiliar e do Uso de Álcool e Outras Drogas, que tem por finalidade desenvolver grupos reflexivos e preventivos com mães e adolescentes na atenção básica de saúde e com escolas de seu entorno.

Segundo a Unesco, a educação e a cultura pela paz estão relacionadas à prevenção e à resolução não violenta dos conflitos. É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento da vida no cotidiano. Com esses pressupostos, pode-se prevenir e reduzir os casos de maus tratos na infância e adolescência, como também a violência sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.