sexta-feira, 4 de junho de 2010

Assembleia de credores do Frigorífico Independência é adiada mais uma vez

Falta de informações preocupa os pecuaristas

Marco Moraes
São Paulo (SP)

Faltou quórum na Assembleia de Credores do Frigorífico Independência, que estava marcada para esta quarta, dia 2. Como o encontro foi adiado, aumentou a preocupação de centenas de pecuaristas de cinco Estados brasileiros que ainda têm valores a receber.

Pelo acordo firmado com os credores, em novembro do ano passado, o Independência deveria pagar R$ 100 mil à vista a cada um dos produtores. O restante da dívida foi dividido em 24 parcelas. O primeiro pagamento foi feito. Segundo a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a empresa já pagou 75% dos 1524 fornecedores.

— Nós não temos idéia do que vai ser proposto e é por isso que estamos aqui. Nós não queremos que o pecuarista seja ainda mais prejudicado neste processo que já dura dois anos — diz o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari.

O representante da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Geraldo Perri Morais, concorda que não está claro o que o devedor quer mudar no acordo.

— Eles estão cumprindo o que foi acordado. Nós não temos nada quanto a isso, mas estamos em alerta para o caso de um imprevisto — avalia Moraes.

Os pecuaristas de Goiás também estão preocupados.

— Toda alteração traz uma agonia para os credores e por isso estamos aqui para defendê-los — explica José Manuel Caixeta, da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

O fato de a assembleia ter sido marcada em São Paulo e às vésperas de um feriado é visto como uma estratégia do frigorífico para testar a união dos credores, o que só traz apreensão ao processo, segundo a Acrimat.

— O pecuarista não mora em São Paulo. Nós tivemos que vir do Brasil inteiro para cá, mas viemos assim mesmo — diz Luciano Vacari.

Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.