quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bairro de Nova Friburgo terá cara nova

Obras de reurbanização iniciam nova era em Olaria
A exemplo do centro da cidade, que ganhará uma moderna organização urbana, Olaria também já está próxima de ter sua área central reurbanizada. As obras nas praças 1º de maio e Monsenhor Mielli (em frente à matriz de Nossa Senhora das Graças) e na avenida Júlio Antônio Thurler, que reorganizam a principal via do bairro e dão vida nova à ambas as praças de Olaria, pretendem revitalizar o mais populoso bairro de Nova Friburgo.

A reurbanização começa logo após o posto de gasolina, na avenida Júlio Antônio Thurler - esquina com a Gustavo Lira - e se estende até o início da rua Presidente Vargas. Os motoristas que vem do Cônego, em direção ao centro, dobrarão na rua Ari Parreiras, seguirão pelas ruas Vicente Sobrinho e Gustavo Lira até a avenida Antônio Thurler, que, deste ponto, no sentido Olaria, funcionará em mão única.

Praças revitalizadas

As praças do bairro serão totalmente repaginadas e ganharão a importância de ponto turístico friburguense, com ampliações e construções de áreas de lazer. O desvio de ônibus e veículos para via Expressa e avenida Presidente Vargas desaparece e a praça ganha este espaço até unir-se ao canteiro que divide a Júlio Antônio Thurler.

Além deste acréscimo, a praça Monsenhor Mielli, que abriga a igreja matriz de Olaria, se unirá à 1º de maio. Nesta área, o parquinho será redesenhado, com mais espaço e equipamentos de lazer, além de um amplo local coberto, que abrigará mesas e cadeiras.

As normas de acessibilidade seguem as mesmas do centro da cidade, com pequenos elevados (traffic calm) - ao nível das calçadas - entre as ruas transversais, para a segurança na travessia dos pedestres, além de rampas e telefones públicos com indicações para portadores de necessidades especiais.

VLT em Olaria

O projeto também já contempla a passagem do trem VLT, com percurso pela via Expressa e pela Presidente Vargas, retornando ao centro pelas ruas Vicente Sobrinho e Gustavo Lira. Segundo o secretário e arquiteto Luis Cláudio Ferreira, a equipe de sua Secretaria de Habitação e Urbanismo vem trabalhando para atender ao objetivo do Governo em transformar a cidade em modelo de modernidade, acessibilidade, conforto e qualidade de vida.

- A reurbanização de Olaria tem a intenção de diminuir o tráfego de veículos pesados, melhorando o fluxo de carros, promovendo mais conforto e segurança à comunidade e criando opções de lazer dentro do próprio bairro, explica o secretário.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.