quarta-feira, 2 de junho de 2010

Encontros do Plano Estadual de Cultura na Região Serrana

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) está dando continuidade ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura e promove os próximos encontros municipais de cultura na região Serrana.

Nos dias 1º e 2 de junho, a equipe da secretaria estará em Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, para aprofundar o diagnóstico iniciado nas reuniões realizadas em 2009. O encontro conta com a participação de artistas, produtores, agentes culturais, representantes de entidades e gestores públicos de cada município.

A equipe já visitou a Costa Verde, o Médio Paraíba, as Baixadas Litorâneas, o Centro Sul e parte das regiões Metropolitana e Serrana. Os Encontros Municipais de Cultura serão realizados em todos os 92 municípios do estado, até agosto deste ano.

O Plano Estadual de Cultura tem como principal objetivo a definição de políticas públicas de longo prazo para a cultura fluminense. Como primeiro desdobramento do diagnóstico inicial, obtido nas reuniões do Plano em 2009, foi criado o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultura dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC), que beneficiará todos os municípios do estado (exceto a capital) ainda este ano, por meio do repasse de quinze milhões de reais para projetos estruturantes na área da cultura.

Durante as próximas etapas, o diagnóstico será refinado e se transformará em peça fundamental para a elaboração de programas e ações que objetivam a melhoria efetiva do cenário da cultura fluminense. Ao final deste processo, inédito na história da cultura no estado, as propostas do Plano Estadual de Cultura serão consolidadas em um projeto de lei estadual da cultura.

Programação dos Encontros Municipais:

• Apresentação do processo de construção do Plano e das ações da SEC no estado

• Discussão de temas e aspectos relevantes à cultura do município, que subsidiará a elaboração do diagnóstico.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.