quarta-feira, 2 de junho de 2010

Estado entrega computadores, ônibus escolares e Posto da PM em Itaipava

O governador Sérgio Cabral esteve no distrito de Itaipava, em Petrópolis, na Região Serrana, na manhã desta terça-feira (1º/6), para entregar 20 ônibus escolares e 298 computadores portáteis a alunos da rede estadual de ensino das regiões Centro-Sul Fluminense e Serrana. A cerimônia de premiação do Programa Geração Futuro, da Secretaria de Educação, aconteceu no Ciep 472 (Cândido Portinari), situado na Estrada União e Indústria 11.960. Em seguida, Cabral se dirigiu ao número 8.674 da mesma estrada, na localidade de Bonsucesso, para inaugurar a 7ª Região Integrada de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança (RISP).

- Quando decidimos criar o programa Geração do Futuro, pensamos em premiar o mérito dos alunos, em uma forma de estimulá-los a se aplicar ainda mais nos estudos. E vamos ampliar essa premiação, a partir do ano que vem, entregando agora 10 mil notebooks para todas as séries. Quanto aos ônibus escolares, eles vão beneficiar principalmente alunos que moram na área rural, contribuindo para diminuir a evasão escolar – previu Cabral.

Os ônibus escolares vão garantir o transporte de estudantes de escolas públicas dos seguintes municípios: Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Petropólis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Três Rios e Teresópolis. Os computadores portáteis foram entregues a estudantes de Petrópolis (106), Teresópolis (181) e São José do Vale do Rio Preto (11), que melhor se classificaram na Avaliação Externa do Desempenho Escolar.

- Não é fácil ser um dos premiados com o notebook. O processo seletivo é muito rigoroso. Os mil primeiros colocados de cada série enfrentam cerca de 90 mil concorrentes. A mesma prova é aplicada para todos, de forma homogênea. Portanto, parabéns para quem conseguiu chegar entre os primeiros – aplaudiu a secretária de Educação, Tereza Porto.

A distribuição foi organizada em etapas regionais. Até o final deste semestre, 7.553 estudantes serão contemplados. O projeto Geração Futuro contempla os mil primeiros colocados em português e matemática de cada ano dos ensinos Fundamental e Médio.

A 7ª RISP será a segunda companhia independente do 26º BPM (Petrópolis) e atuará em conjunto com a 106ª DP (Itaipava). As RISPs são um novo modelo de gestão, que tem como objetivos otimizar recursos, compartilhar informações, desencadear ações integradas de prevenção e controle qualificado do crime nas suas respectivas regiões e estabelecer estratégias de integração e cooperações regionais em um nível mais tático, visando ao estabelecimento de metas anuais para redução de índices de criminalidade.

– A RISP contribuirá para reforçar a segurança dos moradores dessa região. Elas estão sendo implantadas em todo o estado. Assim como estamos fazendo com os alunos da rede estadual, os policiais em nosso governo também são estimulados a mostrar resultados, por meio do cumprimento de metas que a Secretaria de Segurança estabelece. As RISPs ajudam nessa tarefa de redução dos índices de criminalidade, unindo forças em cada área – afirmou o governador.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.