quinta-feira, 24 de junho de 2010

Firjan promove evento sobre Cartão BNDES em Nova Friburgo

Cerca de 50 empresas participaram do evento no Auditório do Senai

A Representação Regional da FIRJAN no Centro-Norte Fluminense, em parceria com o BNDES, realizou nessa quinta-feira, dia 24, uma palestra para empresários, com o objetivo de apresentar o cartão BNDES e demais linhas de financiamento que a instituição oferece. A palestra gratuita, e voltada para micro, pequenas e médias empresas, aconteceu no Auditório do SENAI.

Cerca de 50 empresas participaram do evento. Além de empresários de Nova Friburgo, empresários de municípios vizinhos, como Cordeiro, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu. também estiveram presentes, assim como funcionários das agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil em Nova Friburgo. O gerente da Representação Regional da Firjan, Gustavo Sarruf, abriu o evento, dando as boas vindas a todos. Vitor Hugo Ribeiro e Tiago de Paula, da Área de Operações Indiretas do BNDES, apresentaram o tema.

O BNDES sempre esteve envolvido em grandes investimentos no país, principalmente na área de infraestrutura, porém, hoje a instituição também apóia e tem linhas de financiamento específicas para os Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPMEs).

Uma empresa se enquadra no perfil de MPMEs quando tem lucro de até 90 milhões de reais. Para o empresário conseguir um financiamento, ele pode fazer uma operação direta com o banco ou por meio de outras instituições financeiras, que são parceiras e irão repassar o recurso. O BNDES apresenta diversas linhas de financiamento. Dentre elas, o Cartão BNDES, que é um recurso de fácil acesso e utilização. Por meio do cartão, o empresário pode comprar e vender produtos, tudo por intermédio do portal da internet, no endereço www.cartaobndes.gov.br .

De acordo com Vitor Hugo, desde o lançamento do cartão até hoje, 285 mil cartões foram emitidos, R$ 11 bilhões de crédito foram pré-aprovados, 22 mil fornecedores, 12 mil fabricantes, 10 mil distribuidores e 136 mil produtos foram credenciados.

Os compradores têm limite de até R$ 1 milhão de crédito de financiamento por banco emissor. As prestações fixas são divididas em até 48 meses. O comprador tem acesso a mais de 22 mil fornecedores credenciados e crédito rotativo e pré-aprovado automático, além de outras vantagens. O cartão BNDES pode ser usado para financiar máquinas, equipamentos, móveis, veículos pesados, software, insumos industriais, autopeças, material de construção civil, serviços tecnológicos.

Vitor Hugo resumiu as linhas de financiamento da seguinte forma. “Para realizar projetos de investimento recomendamos o BNDES Automático. Para comprar máquinas e equipamentos, Finame, PSI ou Cartão BNDES. Para adquirir móveis, utensílios e serviços, o Cartão é o mais indicado. Para capital de giro, BNDES Progerem”, afirmou.

São 54 postos de informação espalhados pelo país. No Rio de Janeiro, a FIRJAN representa um deles. O principal objetivo do BNDES de levar até as Regionais essa palestra é de mostrar as linhas de financiamento aos empresários e tirar suas dúvidas. “Esse é um mecanismo de financiamento de fácil acesso, sem burocracia e que permite ao empresário realizar os investimentos com rapidez”, afirmou Tiago de Paula.

A parceria FIRJAN / BNDES já existe há mais de cinco anos e é uma forma de aproximar os empresários dos serviços do BNDES. As informações são gratuitas. Basta ligar para (021) 2563-4198 ou enviar e-mail para Julia Nicolau (jnicolau@firjan.com.br) e tirar suas dúvidas.

Fonte: Marcia Savino - Assessoria de Comunicação Firjan - Friburgo - Representação Regional Centro-Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.