quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nova Friburgo implanta programa ‘Cidade Leitora’

Ministério da Cultura, Prefeitura friburguense e Cátedra
Unesco-PUC assinam acordo de incentivo à leitura

Nesta quinta-feira, 24, será assinado às 16h30, no gabinete do prefeito Heródoto Bento de Mello, termo de cooperação entre o Município, o Ministério da Cultura (MinC) e a Cátedra de Leitura UNESCO-PUC/Rio. Segundo o secretário municipal Pró-Leitura, o escritor Francisco Gregório Filho, o acordo prevê parceria nas articulações do Plano Municipal de Leitura e no desenvolvimento de ações voltadas para a área, a partir da implantação em Nova Friburgo do programa ‘Cidades Leitoras’.

Entre as realizações previstas, estão a qualificação dos acervos (aquisição de novos títulos), a formação de mediadores de leitura (professores, educadores sociais, agentes de promoção de leitura) e a dinamização da Biblioteca Pública Municipal e de pontos de leitura, através de atividades como contação de histórias, rodas e círculo de leituras com professores e encontros com escritores e ilustradores.

Sinal de compromisso

Além do prefeito, assinarão o termo de cooperação, juntamente com o secretário Gregório Filho, pelo Ministério da Cultura, Fabiano Santos - titular da Diretoria Nacional do Livro e da Leitura - e pela Unesco, a professora Eliana Yunes, coordenadora da Cátedra de Leitura Unesco-PUC.

Para o secretário, a vinda de Fabiano Santos, diretamente de Brasília, é um sinal do comprometimento do Ministério da Cultura com a Prefeitura de Nova Friburgo, o que inclui repasse de recursos e assessoramento à Secretaria Municipal Pró-Leitura.

Estão previstas ainda as presenças da professora Dra. Nanci Gonçalves da Nóbrega, da professora Mestre, Nilza Rezende; de Osvaldo Lopes Junior, Ana Maria Gomes e Maria Helena Ribeiro, todos pesquisadores da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.