domingo, 20 de junho de 2010

O que é SEO? Saiba como usar essa estratégia no jornalismo

Izabela Vasconcelos

Se você já se perguntou como notícias e anúncios aparecem nos primeiros resultados de busca na internet, já esteve perto de Search Engine Optimization (SEO), conhecido como mecanismo de otimização de buscas.

Muito usado pelo setor de serviços na web, o SEO tem sido adotado pelos principais portais jornalísticos. A ideia é que o domínio do site, links, títulos e tags da matéria ajudem a colocar o portal e suas notícias no topo da página dos buscadores, ganhando assim mais audiência.

O especialista em SEO, Márcio Okabe, da Konfide Marketing Digital, dá cinco dicas para jornalistas aplicarem a ferramenta em seu trabalho. Confira:

1) Use o Keyword Tool e Google Insights for Search

O Keyword Tool é um serviço do Google para verificar os volumes de busca de um determinado termo ou assunto. É muito usado por anunciantes, para saber a concorrência das palavras, já que quanto mais procurada for a palavra, mais cara ela fica para o anunciante. Mas a ferramenta também pode ser usada no jornalismo, para saber como as pessoas buscam na web e quais são os assuntos de interesse no momento.

A figura mostra a pesquisa pelo termo “Diploma Jornalismo” e apresenta qual forma de escrita é mais procurada pelos internautas. Ao clicar na lupa, abre-se a janela insights, onde a pesquisa pode ser mais detalhada.

Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.