domingo, 27 de junho de 2010

Sociedade e governo comemoram Dia Internacional do Orgulho LGBT

Material sobre a cidadania dos homossexuais será lançado segunda-feira

Nova Friburgo também comemora na próxima segunda, 28, o Dia Internacional do Orgulho LGBT. O Grupo da Diversidade Sexual da Serra - Mover-se, com apoio do Centro Regional de Promoção da Cidadania LGBT - Hanna Suzart, celebrarão a data com o lançamento de um folder que conta a história do dia 28 de junho e a construção da militância LGBT.

O marco para esta data aconteceu em 1969, em Nova York, quando frequentadores do bar Stonewall Inn, reagiram a uma já tradicional batida policial arbitrária, com o intuito de achaque e intimidações aos frequentadores.

Naquele dia, 28 de junho, os frequentadores decretaram um basta à discriminação e ao preconceito contra os homossexuais, dando inicio ao movimento moderno de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em busca de sua cidadania e o reconhecimento de seu papel na sociedade.

Alguns períodos da história são fortemente marcados pelo preconceito contra homossexuais, como a destruição causada pelos nazistas, do acervo documental sobre homossexualidade reunido no Comitê Científico-Humanitário de Berlim, e pelo confinamento de mais de 300 mil homossexuais nos campos de concentração.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial os homossexuais fundaram grupos organizados de defesa dos direitos humanos e as minorias sexuais, na Noruega, Holanda, Estados Unidos, com a finalidade de reivindicar leis e posturas que condenam a homossexualidade, e promover a integração social desta população. A intolerância aos homossexuais também faz vítimas no Brasil, pois mais de três mil já foram barbaramente executados nos últimos 20 anos vitimas de homofobia, que se caracteriza como medo, aversão, preconceito, discriminação e ódio contra LGBTs, e se manifesta de várias maneiras, sendo sua forma mais grave a violência, discriminação e até assassinatos. Em 1970, ativistas pelos direitos dos LGBT nos EUA organizaram uma marcha para lembrar o episódio de Stonewall, e assim surgiram as Paradas do Orgulho LGBT.

Nova Friburgo celebra convênio com
governo do Estado e planeja 6ª Parada

Neste Dia Mundial do Orgulho LGBT e Consciência Homossexual, em todo o Brasil, nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, e em Brasília, são lidos discursos rompendo o silêncio para banir a exclusão social que sofrem os homossexuais.

Vale lembrar que ser homossexual é apenas uma das sexualidades do ser humano. Até mesmo teólogos modernos defendem que o amor entre pessoas do mesmo sexo não é pecado, partindo do princípio de que se a diversidade está em toda parte do mundo, não seria diferente com os humanos.

“A homossexualidade é tão antiga quanto a própria humanidade” afirmou Goethe. Em suas manifestações, a população LGBT exige, entre outras reivindicações, ser tratada como seres humanos que são, com os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos e cidadãs.

A região centro-norte do estado, por exemplo, conquistou um convênio entre os governos estadual e municipal para implantação do um Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT. O Hanna Suzart, tem sede em Nova Friburgo e atende familiares, amigos e vítimas de violência e discriminação homofóbica. A cidade também realiza no próximo dia 15 de agosto sua 6ª Parada do Orgulho LGBT da Região Serrana.

Além do lançamento do folder, no dia 28, o evento contará também com oficinas de trabalhos manuais, apresentação teatral e campanhas de apoio à políticas públicas. O evento terá início às 10 horas na praça Dermeval Barbosa Moreira.

Trajetória da militância LGBT em datas:

A homossexualidade deixou de ser considerada doença desde 1985 de acordo com o Conselho Federal de Medicina, em 1993 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em 1999, foi excluída definitivamente da classificação de doenças mentais pelo Conselho Federal de Psicologia.

A discriminação é proibida pela Constituição Federal, que em seu Artigo 3º diz: “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária, promovendo o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

1980 - Passeatas e manifestações de rua de grupos homossexuais protestando contra a homofobia;

1995 - Fundação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros, em Curitiba; realizada a 1ª Parada Gay brasileira, com carros alegóricos, balões e bandeiras com o arco-íris;

1996 – 1ª Parada Gay do Rio de Janeiro, com 3.500 participantes e, em 2009, mais de 3 milhões;

1997 - 1ª Parada de São Paulo com 5 mil participantes, hoje consagrada como a maior parada gay do mundo, com mais de 4 milhões de pessoas;

2008 - Realizada a 1ª Conferência Nacional LGBT com o tema “Direitos Humanos e Políticas Públicas” que, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, foi realizada em Nova Friburgo.

2010 - Nas capitais e principais cidades do interior do país são realizadas Paradas do Orgulho LGBT.

Fonte: SECOM/NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.