domingo, 18 de julho de 2010

Kátia Abreu ajuiza ação contra Ministério Público

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) não costuma correr das batalhas. Agora ela comprou mais uma briga do setor agropecuário. Ajuizou uma ação popular esta semana, na Justiça Federal de Brasília, contra membros do Ministério Público Federal responsáveis pela campanha institucional Carne Legal. A peça publicitária, lançada há pouco mais de um mês, conecta a cadeia produtiva da carne ao desmatamento ilegal da Amazônia e ao trabalho escravo, e aconselha o brasileiro a consumir somente carne certificada.

Apoiada por muitos, a campanha foi bombardeada pelos produtores rurais. Na Feicorte, em São Paulo, por exemplo, evento que reúne os principais deles, fazendeiros chegaram a afirmar que a veiculação “demonizava” todo o complexo carne. De outro lado, dezenas de ambientalistas se manifestaram favoráveis ao material publicitário do Ministério Público Federal.

Segundo Kátia Abreu, os vídeos produzidos estimulam a população a indagar se a carne que consome é ou não certificada. A premissa é falsa, argumenta a senadora, visto que o consumidor não dispõe de subsídios para tanto uma vez que não existe sistema que rastreie completamente a carne produzida no Brasil. Na ação, ela solicita ressarcimento aos cofres públicos dos recursos empregados na produção da campanha – aproximadamente R$ 400 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.