segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Censo 2010: recenseadores já visitaram quase metade dos domicílios

RIO - Após um mês de coleta de dados para o censo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira que já foram visitados 36 milhões de domicílios, o que equivale a 47% do número de domicílios estimado pelo IBGE que serão visitados em 2010.

Com isso, foram entrevistadas 92 milhões de pessoas ou 48% do total da população estimada do Brasil. O IBGE informou que o número de respostas via internet é baixo, representando menos de 1% do Censo.

Para Eduardo Pereira Nunes, presidente do IBGE, a coleta de dados está num ritmo acelerado, ainda que a velocidade das capitais seja menor. Com isso, o censo já foi concluído em oito municípios. São eles: Borá (SP), Oliveira de Fátima (TO), S. Antonio do Rio Abaixo (MG), Lajeado Grande, Arvoredo, Pinheiro Preto e Entrerrios (SC) e Fernando de Noronha (PE).

- A tecnologia, o PDA (máquina utilizada para coletar as informações) e o processo de transmissão de dados, além da mão de obra treinada, têm facilitado muito o andamento do censo. Dos 314 mil setores, 65 mil já foram concluídos - disse o presidente do IBGE, frisando que capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte apresentam um ritmo menor, mas não abaixo da meta, por causa de problemas operacionais já previstos.

- Essas áreas exigem que o recenseador trabalhe mais à noite ou no fim de semana, já que muitas vezes as pessoas da casa saem para trabalhar ou estudar na hora que o recenseador vai fazer o trabalho. São municípios que exigem que o recenseador volte mais vezes.

A partir desta segunda-feira, o IBGE passa a divulgar no site um balanço, por município, do censo. As informações já estão disponíveis no site do IBGE .

Desde 1º de agosto, cerca de 191 mil recenseadores estão fazendo a coleta de informações para este 12º Censo Demográfico do Brasil, que é o primeiro totalmente informatizado.

Até o final de outubro, eles visitarão cerca de 58 milhões de domicílios, nos 5.565 municípios brasileiros, para que o IBGE possa revelar um novo retrato do país, através de um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. Em 31 de outubro termina a coleta dos dados. Os números definitivos de população por município serão conhecidos no dia 27 de novembro

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente livremente, mas sem abusar do critério da livre escolha de palavras. Assuntos pessoais poderão ser excluídos. Mantenha-se analítico e detenha-se ao aspecto profissional do assunto em pauta.